Conheça as ferramentas de gestão da qualidade utilizadas na construção civil - Autodoc

Conheça as ferramentas de gestão da qualidade utilizadas na construção civil

Ferramentas de gestão da qualidade na construção civil: Descubra como elas podem otimizar processos e reduzir custos em obras.

As ferramentas de gestão da qualidade na construção civil vêm se tornando indispensáveis, nas construtoras, para enfrentar a pressão pela expansão do volume de obras, com o aumento da complexidade dos projetos e a escassez de mão de obra qualificada.

Essas soluções ajudam a  mitigar riscos de não conformidades de materiais e serviços que comprometam o desempenho do produto final e geram altos custos de assistência técnica ao longo da vida útil dos empreendimentos. Mas como adotá-las de forma eficaz no dia a dia?

Há uma série de ferramentas que podem ajudar a diminuir a variabilidade na execução dos serviços, estabelecer um padrão de qualidade e permitir a promoção de melhorias e aperfeiçoamentos. A seguir, você fica sabendo mais sobre algumas delas. Continue conosco:

O que você verá neste artigo:

  • Qual é a importância da gestão da qualidade na construção civil?
  • Principais ferramentas de gestão da qualidade utilizadas na construção civil
  • Gestão da qualidade na construção civil: 10 dicas para implementar
  • Desafios relacionados à gestão da qualidade
  • Novas tecnologias permitem alavancar a gestão da qualidade

Qual é a importância da gestão da qualidade na construção civil?

A gestão da qualidade é essencial para a sobrevivência de uma construtora no mercado. Quando corretamente realizada, ela agrega inúmeros ganhos, como:

  • Conformidade legal e segurança de que todas as etapas da construção atendem aos padrões de segurança, reduzindo o risco de acidentes e falhas;
  • Aumento do nível de organização interna;
  • Padronização dos processos;
  • Redução de desperdícios;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos, uma vez que minimiza desperdícios, retrabalhos e custos adicionais, tornando os projetos mais eficientes;
  • Maior satisfação dos clientes;
  • Melhoria na imagem e na credibilidade da construtora junto à sociedade;
  • Vantagem competitiva. Empresas que adotam práticas de qualidade se destacam no mercado;
  • Redução de impactos ambientais.

Principais ferramentas de gestão da qualidade utilizadas na construção civil

Quando bem utilizadas, as ferramentas de gestão da qualidade permitem controlar e gerar resultados precisos, além de promover melhoria contínua em todos os processos. 

Entre as construtoras, as mais utilizadas são:

Ciclo PDCA

Muito útil para promover a manutenção de melhorias, o ciclo PDCA se baseia em quatro ações: planejar, executar, verificar os resultados e tomar as ações de melhoria. Ele começa com a definição de metas e com a definição de como fazer a tarefa (Plan) e segue com a execução da tarefa e com o treinamento dos profissionais (Do). Na sequência há a verificação dos resultados da tarefa executada (Check) e a atuação corretiva (Act). 

A estrutura de todas as normas ISO de gestão têm como modelo o ciclo PDCA. Inclusive, sua implantação é condição para as empresas que almejam certificações como a ISO 9001 e o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat).

5W2H

Essa ferramenta ajuda na construção de planos de ação de forma eficiente, respondendo às perguntas: O quê, Quem, Quando, Como, Onde, Por quê e Quantos.

A essência do 5W2H é descrever, de forma sucinta, um objetivo e detalhar as ações, custos e responsáveis para alcançá-lo. Trata-se de um checklist que indica as atividades, os prazos e as responsabilidades de todos os envolvidos em um projeto.

Diagrama de Ishikawa

Também conhecido como Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma representação gráfica para identificar, analisar e representar as possíveis causas de um problema ou desafio específico. Além de identificar e documentar, o diagrama de Ishikawa serve para categorizar todas as causas subjacentes do problema, facilitando a visualização e atuação da equipe. Essa ferramenta é bastante útil para identificar as causas raiz de variações da qualidade e melhorar processos.

Diagrama de Pareto

Essa ferramenta de gestão também ajuda a identificar e visualizar as causas mais significativas de um problema. Consiste em um gráfico composto de barras ordenadas de maneira decrescente, percorrido por uma linha que marca a porcentagem acumulada de cada torre, segundo o princípio de Pareto. O diagrama identifica os dados mais significativos para certo resultado, permitindo que o gestor saiba o que deve ser priorizado. 

Fichas de Verificação

Também conhecida como folha de verificação, essa ferramenta de gestão da qualidade é usada para coletar dados de forma estruturada e sistemática, permitindo a análise de frequência e padrões de eventos ou problemas. As fichas de verificação de serviços (FVS) são especialmente úteis para identificar defeitos, monitorar processos e garantir que os procedimentos estejam sendo seguidos corretamente.

Gestão da qualidade na construção civil: 10 dicas para implementar

A seguir listamos algumas recomendações para as empresas interessadas em avançar em seus processos de gestão da qualidade. Confira!

  1. Antes de qualquer ação é fundamental ter o engajamento da liderança da empresa. 
  2. Também é fundamental definir uma equipe responsável pela implementação da gestão da qualidade.
  3. Faça um diagnóstico dos processos da empresa.
  4. Defina políticas, objetivos e metas de qualidade.
  5. Padronize os processos.
  6. Forneça treinamentos regulares para as equipes visando criar uma cultura organizacional centrada na qualidade. 
  7. Implemente ações de melhoria contínua. Para tanto, aplique o ciclo PDCA.
  8. Adote tecnologias de gestão, especialmente softwares especializados.
  9. Monitore e avalie continuamente o sistema de gestão de qualidade.
  10. Busque uma certificação de qualidade, como a ISO 9001 e do PBQP-H, por exemplo.

Desafios relacionados à gestão da qualidade

A gestão da qualidade nos canteiros de obras exige o acompanhamento detalhado de cada etapa dos vários processos que envolvem a construção de um empreendimento, do planejamento à entrega do produto. 

Embora não seja uma novidade para as construtoras brasileiras, a gestão da qualidade efetiva ainda é um desafio. Entre as dificuldades mais comuns, podemos destacar:

  • Necessidade de garantir a manutenção do padrão de qualidade diante do aquecimento do mercado e da alta rotatividade de profissionais.
  • Atender plenamente a normas técnicas complexas e em constante atualização
  • Garantir que a empresa tenha uma visão da qualidade de modo amplo
  • Implantar um processo de retroalimentação eficiente, com o uso dos dados de assistência técnica pós-obra para aprimoramento da qualidade.

Novas tecnologias permitem alavancar a gestão da qualidade

Quando falamos em gestão da qualidade na construção civil, outro obstáculo que precisa ser eliminado é a baixa digitalização de processos

A gestão da qualidade envolve uma enorme quantidade de informações e dados que precisam ser captados, distribuídos às áreas competentes e serem consolidados, inclusive gerando estatísticas para auxiliar na tomada de decisão. Fazer isso de modo manual é praticamente impossível.

Daí a relevância de softwares como o Autodoc Qualidade, que auxiliam no planejamento, monitoramento, controle e avaliação das atividades. Baseado nas normas ISO 9001, ISO 14.000, OHSAS 18.000 e PBQP-H, Autodoc Qualidade vem gerando economia financeira para seus usuários em função da redução de retrabalho, da otimização de recursos e da prevenção de erros.

Com interface intuitiva, o software é de rápida implantação e pode ser customizado para atender às necessidades específicas de cada construtora.

A adoção desta solução é especialmente eficaz para solucionar limitações das tradicionais planilhas, como a dificuldade de centralização de dados, a propensão a erros manuais e a falta de dados estratégicos que permitam análises mais profundas. Ficou curioso para saber mais sobre o Autodoc Qualidade? Solicite agora mesmo uma demonstração! Conheça também o Autodoc FVS, software que oferece mais produtividade e assertividade nas inspeções de serviços.

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Renata Moraes

Renata Moraes é a atual COO da Autodoc Tecnologia, trazendo para a empresa uma vasta experiência de 20 anos no setor de tecnologia e gestão. Com uma sólida formação acadêmica, incluindo um MBA em Gestão, Renata tem se destacado por sua habilidade em liderar equipes e em sua contribuição ao setor construtivo desenvolvendo e aprimorando tecnologias dos produtos AUTODOC.Conecte-se com Renata Moraes no LinkedIn para acompanhar suas insights e contribuições no mundo da tecnologia.

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