Como escolher boas ferramentas para gestão de fornecedores na construção civil? - Site - Autodoc - Institucional
Skip to main content

Nas empresas da construção civil, os departamentos de suprimentos e de compras são áreas para lá de estratégicas. Afinal, eles estão diretamente atrelados ao atendimento a requisitos de qualidade, ao cumprimento de prazos e custos pré-estabelecidos, à satisfação do cliente final e à lucratividade dos negócios. Portanto, não é nenhum exagero afirmar que, independente do porte ou do segmento de atuação, a gestão de fornecedores é um fator de sucesso para as construtoras.

Com o avanço da transformação digital que vem ocorrendo na construção civil nos últimos anos, vimos surgir várias ferramentas capazes de simplificar e de aumentar a assertividade sobre o controle de fornecedores realizado pelas empresas. Isso se aplica tanto para a compra de insumos e materiais, quanto para a contratação de serviços e mão de obra.

Todo esse movimento é muito bem-vindo, uma vez que gerenciar fornecedores é uma tarefa de alta complexidade, que vai muito além de uma simples comparação de escopos de serviços, prazos e preços. Vale lembrar que a gestão de fornecedores engloba, também, aspectos como seleção e homologação de parceiros, monitoramento e avaliação de desempenho, além de análise de riscos.

Mas em um contexto com múltiplas alternativas, como escolher a ferramenta para gestão de fornecedores mais adequada para a minha empresa?

Essa é uma pergunta muito frequente, o que nos motivou a criar o post de hoje. A ideia é te ajudar a fazer uma escolha mais consciente, apresentando dicas e critérios que merecem ser levados em conta na hora de avaliar ferramentas para gestão de fornecedores. Ficou intrigado? Então, continue conosco e mergulhe nesse tema!

Quais são os desafios impostos às equipes de suprimentos das construtoras?

As ferramentas para gestão de fornecedores na construção têm como propósito eliminar gargalos que atravancam as atividades e tornam mais difícil garantir que a obra esteja sempre abastecida de materiais, insumos e pessoas, com custo e volume adequados. 

De modo geral, elas buscam resolver dores comuns a muitas empresas, como: 

  • Dificuldade para encontrar novos fornecedores e prestadores de serviços;
  • Falta de respostas para pedidos de cotações;
  • Falta de padronização no processo de compras; 
  • Pouco controle sobre a documentação relacionada à contratação de produtos e serviços;
  • Necessidade de qualificação de fornecedores e prestadores de serviços;
  • Pouco prazo para a realização de compras e contratações. Aqui vale destacar que as compras emergenciais estão entre as principais causas de estouro de orçamentos;
  • Flutuação de preços, inflação setorial e falhas de abastecimento;
  • Gestão de riscos relacionados à mão de obra terceirizada e criação de passivos trabalhistas;
  • Baixa produtividade e pouco controle na gestão de contratados. Você sabe que muito comumente os gestores perdem muito tempo com a administração de atividades que não agregam valor à empresa. Isso acaba transformando o profissional em alguém mais voltado ao operacional, do que às funções estratégicas. A solução para essa distorção passa, necessariamente, pela digitalização e pela automatização dos processos.

O que considerar ao comparar soluções para gestão de fornecedores?

A seguir listamos alguns questionamentos que merecem ser feitos na hora de selecionar uma ferramenta digital para gestão de fornecedores na construção. São indagações muito simples, mas que te ajudarão a refletir e a identificar os recursos e funcionalidades mais importantes para a realidade da sua empresa.

A solução em análise é específica para a cadeia da construção?

Atualmente, o mercado de tecnologia oferece ferramentas genéricas e aquelas especializadas, desenvolvidas considerando demandas específicas da construção civil. 

Há casos em que uma solução genérica pode funcionar. Mas vale lembrar que a gestão de fornecedores na construção civil é uma atividade repleta de particularidades. Há, por exemplo, o caráter técnico e especialista de muitos serviços, bem como o grande contingente de terceirizados. Considere isso. Recorrer a uma ferramenta especializada tende a ser mais vantajoso.

O fornecedor de tecnologia disponibiliza um sistema robusto? 

Seja qual for a aplicação, é fundamental dar preferência a parceiros de tecnologia de confiança, que invistam em melhorar seus produtos constantemente e sejam bem recomendados por seus clientes. 

O mundo atual é muito dinâmico e novas necessidades surgem constantemente. Portanto, é bastante importante ter um parceiro de tecnologia capaz de ajustar seu produto às necessidades do cliente e de se dispor a desenvolver melhorias no sistema, sempre que necessário.

Como é a interface com o usuário?

Ao contratar uma ferramenta de gestão, a empresa está procurando uma solução para agilizar processos e automatizar tarefas. Por isso, o mínimo que se espera é que a plataforma tenha estabilidade e garanta uma navegação intuitiva, não é mesmo?

A ferramenta de gestão de fornecedores oferece mobilidade? 

Mais uma vez vale lembrar como os canteiros de obras são dinâmicos, exigindo dos gestores a tomada de decisões rápidas. Nesse ponto, pode ser interessante contar com uma solução que disponibilize recursos mobile, via aplicativo, acessíveis por smartphone, de qualquer lugar.

A solução possui recursos para avaliar parceiros?

Uma ferramenta de gestão de fornecedores para a construção deve auxiliar os gestores na crítica missão de avaliar fornecedores. O ideal é que o sistema automatize a checagem de documentos comprobatórios e permita, por exemplo, bloquear empresas com as quais você não quer fazer negócios, seja em função de algum descumprimento de contrato, seja por problemas de alinhamento com o código de conduta da construtora.

Hoje, as ferramentas de gestão de fornecedores mais completas disponibilizam recursos como relatórios de pendências, controle de documentação, armazenamento eletrônico de documentos e indicadores de desempenho. Considere isso na hora de comparar. 

Qual é a qualidade do suporte técnico oferecido? 

Sempre que falamos em ferramentas digitais, um fator que não pode ser negligenciado é o suporte técnico oferecido ao cliente.

Afinal, mesmo a melhor das ferramentas está sujeita a enfrentar problemas. E quando isso acontecer, é desejável que o fornecedor possa oferecer uma resposta ágil e efetiva, preferencialmente em português.

A solução garante a segurança dos dados pessoais e corporativos? 

Temos falado bastante sobre isso e não custa reforçar. A proteção de dados deve estar sempre no centro dos processos de informação. Isso se aplica, também, para as ferramentas de gestão de fornecedores. É altamente recomendável questionar o possível fornecedor de tecnologia sobre o alinhamento dos produtos oferecidos à  Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Multas e penalizações por conta de vazamento de dados já estão sendo aplicadas.

Veja como a ferramenta funciona

Mesmo após todos esses questionamentos, é natural que ainda fiquem dúvidas sobre a qualidade de uma ferramenta de gestão de fornecedores para uma construtora. Por isso, é tão importante conhecer a solução na prática. 

Atentos a isso, fornecedores como a Autodoc, oferecem demonstrações de suas ferramentas sem custo, além de realizar o dimensionamento de recursos e orçamentos personalizados para atender as necessidades de construtoras de diferentes portes e perfis.

Ferramentas para gestão de fornecedores: o que você não pode esquecer?

Ao longo deste artigo você pôde perceber que a gestão de fornecedores é um processo contínuo e permanente que precisa almejar excelência. 

Sempre que esse trabalho é bem realizado, em alinhamento com o planejamento estratégico da empresa, as chances de criar relações duradouras e sustentáveis com os fornecedores crescem muito, propiciando o tão desejável jogo em que todos ganham.

Não custa lembrar que falhas na gestão de fornecedores podem causar uma série de dificuldades para as construtoras. Atrasos em entregas, perda de qualidade e perdas financeiras são apenas alguns deles. 

Há, também, os riscos à imagem da empresa, ainda mais em uma época em que as cobranças por responsabilidade ambiental, social e de governança são crescentes, abarcadas no guarda-chuva do ESG (Environmental, Social, and Governance).

Leia também:

Como gerenciar fornecedores na construção civil?

Desafios no controle de documentação legal e fiscal de colaboradores

Tegra reduz riscos e eleva a produtividade com plataforma digital

Sobre a Autodoc

A Autodoc é parte da Ambar, o sistema operacional da nova construção civil. Ajudamos construtoras e incorporadoras a operar com mais eficiência e agilidade por meio de soluções tecnológicas presentes durante toda a jornada construtiva, do projeto à finalização da obra. 

Agende uma demonstração com o nosso time comercial para conhecer o Autodoc GD4, software de gestão de documentos legais, fiscais, de saúde e segurança do trabalho utilizado em obras em todo o país. Integrado a catracas de acesso equipadas com IoT (Internet das Coisas), o sistema combina machine learning e inteligência artificial para avaliar em segundos a documentação e os treinamentos dos colaboradores. Dessa forma, apenas pessoas em situação regular têm acesso ao canteiro de obras, aumentando a segurança do local e reduzindo passivos trabalhistas. Grandes players do setor, como Tegra, Tarjab e Even já são usuários desta tecnologia.Outra solução que pode te interessar é o Autodoc Conaz, plataforma que conecta a cadeia de suprimentos aos canteiros de obras. Com essa solução, é possível ter acesso a uma ampla gama de fornecedores previamente qualificados para cotar serviços e materiais com maior agilidade, segurança e eficiência operacional.