Certamente, você já se deparou na internet com a expressão plataforma para a construção civil. E aqui não estamos falando de uma estrutura física como as plataformas de petróleo, mas de ecossistemas digitais que organizam e integram o fluxo de informações de um projeto entre construtoras, incorporadoras, projetistas, prestadores de serviços – e muitos outros agentes envolvidos no ciclo construtivo.
Esse movimento de introdução de inovações e tecnologias para melhorar os resultados na construção civil é muito bem-vindo e ainda tem muito espaço para crescer, se compararmos o grau de maturidade digital das empresas do ramo com o de outros setores da economia. Afinal, o índice de digitalização no setor ainda é baixo e não são poucas as organizações operando com processos manuais, fragmentados e ineficientes. Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela consultoria IDC, sob encomenda da Autodesk, mostra que somente 13% das empresas do setor se consideram maduras em relação à adoção de novas tecnologias, apesar de 72% delas terem colocado a transformação digital como prioridade.
E é nessa trilha de evolução que se insere o importante conceito de plataforma para construção civil. Você sabe de que forma essa mudança pode dar mais agilidade e fluidez aos processos, melhorando a produtividade no dia a dia de quem projeta e constrói? Este artigo jogará mais luz sobre esse tema. Continue conosco:
Confira neste artigo:
- Você sabe qual é a diferença entre software e plataforma?
- Benefícios de usar uma plataforma para construção civil
- Plataforma para construção civil: como esse conceito adiciona produtividade e eficiência às empresas?
- Conheça a plataforma para construção civil da Autodoc
Você sabe qual é a diferença entre software e plataforma?
Antes de avançarmos, vale esclarecer um equívoco comum que é o de tratar softwares e plataformas como sinônimos.
Por definição, os softwares consistem em conjuntos de instruções ou programas que são executados em um computador ou dispositivo eletrônico para realizar tarefas específicas. Para exemplificar, podemos citar alguns softwares de uso geral bastante populares, como o Microsoft Word e o Microsoft Excel.
A plataforma, por sua vez, refere-se a algo mais amplo. Trata-se de um ecossistema no qual o software opera, ou seja, é um ambiente pré-existente no qual o software é executado. A plataforma pode contemplar um sistema operacional, bibliotecas de software, ferramentas de desenvolvimento, entre outros recursos. Mantendo ainda um exemplo conhecido por todos, o Microsoft 365 é uma plataforma que abriga os diferentes softwares/aplicativos da família Microsoft em um único local.
Benefícios de usar uma plataforma para construção civil
Você pode estar se perguntando: por que as grandes empresas de tecnologia estão investindo no conceito de plataforma?
A resposta é simples. Em função de sua amplitude, uma plataforma digital é capaz de elevar a experiência dos usuários a novos patamares, permitindo conectar serviços e pessoas de forma muito mais rica e dinâmica.
A plataforma agrega múltiplos benefícios a seus usuários, incluindo:
- Acessibilidade. As plataformas permitem a criação, distribuição e consumo de conteúdo digital de forma mais intuitiva e fluida.
- Colaboração. As plataformas permitem que pessoas de diferentes lugares trabalhem juntos em um mesmo documento, projeto ou software armazenado na nuvem.
- Escalabilidade. A plataforma também oferece uma ampla gama de funcionalidades expansíveis. Isso significa que ela pode crescer com a sua empresa.
- Integração com outros softwares e serviços. Além de viabilizar o acesso a diversas soluções a partir de um único acesso, na plataforma, os softwares se comunicam entre si e têm forma de operação semelhante.
Plataforma para construção civil: como esse conceito adiciona produtividade e eficiência às empresas?
As empresas da construção civil também podem obter ganhos importantes com o uso de plataformas digitais. Afinal, na rotina de quem atua nessa cadeia, é preciso gerenciar uma enorme quantidade de arquivos/processos, da mesma forma que é fundamental haver colaboração entre escritório e obra.
A Autodoc vem integrando e centralizando seus softwares — já amplamente utilizados por construtoras, incorporadoras e escritórios de projetos — para, assim, se destacar entre as melhores plataformas para construção civil. Felipe Canuso, Chief Product Officer, explica que o objetivo é que o cliente Autodoc possa ter, em um único ambiente, acessível por um único login, as múltiplas soluções disponíveis para:
- Gestão de projetos — Autodoc Projetos (coordenação de projetos e colaboração) e Autodoc Projetos 4 BIM (gerenciamento e compatibilização de projetos em BIM)
- Gestão de documentos e controle de acesso — Autodoc GD4 (gestão de documentos fiscais e legais), Autodoc Catraca (controle de acesso inteligente) e Ponto Autodoc (controle de ponto digital)
- Planejamento e controle de produção integrado à qualidade — Autodoc EVA (gerenciamento de obras integrado), Autodoc Qualidade (gestão da qualidade), Autodoc FVS (inspeção da qualidade) e Autodoc Diário de Obras (registro digital de informações da obra).
Na prática, isso significa que, com um único clique, o usuário pode migrar de um software para outro. Além disso, as informações são compartilhadas. Dessa forma, os dados inseridos em um software, como o Autodoc GD4, por exemplo, podem ser utilizados para alimentar, automaticamente, outras soluções, como o Diário de Obra.
Essa abordagem integrada soluciona uma dor que muitas empresas da construção têm: a necessidade de gerenciar de dez a vinte fornecedores de softwares diferentes, um para cada função.
“Na rotina das construtoras, é comum encontrarmos uma grande qualidade de softwares que não conversam entre si. Isso gera desperdício de tempo, por exemplo, com o preenchimento de informações repetidas, e a perda de oportunidade para a geração de insights mais valiosos e consistentes”, explica Felipe Canuso, ressaltando que a integração proporcionada pela Plataforma Autodoc oferece outro nível de experiência para quem consome tecnologia para a construção civil.
A visão de todo o ciclo do projeto e da obra é outro benefício gerado pela plataforma. Isso se traduz em mais controle sobre cada etapa, reduzindo oportunidades de desperdícios e retrabalhos, falhas de qualidade, atrasos em cronogramas e estouros em orçamentos, por exemplo.
Conheça a plataforma para construção civil da Autodoc
No Brasil, já há empresas colhendo ganhos importantes com o uso de uma plataforma digital para construção civil. Confira aqui o testemunho da Tegra Incorporadora. A empresa, uma das maiores nos segmentos residencial, comercial e de desenvolvimento urbano, vem percorrendo uma jornada intensa, nos últimos anos, com foco em digitalização de processos e em inovação visando maximizar eficiência.
Ficou interessado em conhecer mais a fundo a plataforma digital mais completa para a construção civil? Então, não hesite em entrar em contato e solicitar uma demonstração!