As ferramentas de gestão da qualidade na construção civil vêm se tornando indispensáveis, nas construtoras, para enfrentar a pressão pela expansão do volume de obras, com o aumento da complexidade dos projetos e a escassez de mão de obra qualificada.
Essas soluções ajudam a mitigar riscos de não conformidades de materiais e serviços que comprometam o desempenho do produto final e geram altos custos de assistência técnica ao longo da vida útil dos empreendimentos. Mas como adotá-las de forma eficaz no dia a dia?
Há uma série de ferramentas que podem ajudar a diminuir a variabilidade na execução dos serviços, estabelecer um padrão de qualidade e permitir a promoção de melhorias e aperfeiçoamentos. A seguir, você fica sabendo mais sobre algumas delas. Continue conosco:
O que você verá neste artigo:
- Qual é a importância da gestão da qualidade na construção civil?
- Principais ferramentas de gestão da qualidade utilizadas na construção civil
- Gestão da qualidade na construção civil: 10 dicas para implementar
- Desafios relacionados à gestão da qualidade
- Novas tecnologias permitem alavancar a gestão da qualidade
Qual é a importância da gestão da qualidade na construção civil?
A gestão da qualidade é essencial para a sobrevivência de uma construtora no mercado. Quando corretamente realizada, ela agrega inúmeros ganhos, como:
- Conformidade legal e segurança de que todas as etapas da construção atendem aos padrões de segurança, reduzindo o risco de acidentes e falhas;
- Aumento do nível de organização interna;
- Padronização dos processos;
- Redução de desperdícios;
- Aumento da produtividade;
- Redução de custos, uma vez que minimiza desperdícios, retrabalhos e custos adicionais, tornando os projetos mais eficientes;
- Maior satisfação dos clientes;
- Melhoria na imagem e na credibilidade da construtora junto à sociedade;
- Vantagem competitiva. Empresas que adotam práticas de qualidade se destacam no mercado;
- Redução de impactos ambientais.
Principais ferramentas de gestão da qualidade utilizadas na construção civil
Quando bem utilizadas, as ferramentas de gestão da qualidade permitem controlar e gerar resultados precisos, além de promover melhoria contínua em todos os processos.
Entre as construtoras, as mais utilizadas são:
Ciclo PDCA
Muito útil para promover a manutenção de melhorias, o ciclo PDCA se baseia em quatro ações: planejar, executar, verificar os resultados e tomar as ações de melhoria. Ele começa com a definição de metas e com a definição de como fazer a tarefa (Plan) e segue com a execução da tarefa e com o treinamento dos profissionais (Do). Na sequência há a verificação dos resultados da tarefa executada (Check) e a atuação corretiva (Act).
A estrutura de todas as normas ISO de gestão têm como modelo o ciclo PDCA. Inclusive, sua implantação é condição para as empresas que almejam certificações como a ISO 9001 e o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat).
5W2H
Essa ferramenta ajuda na construção de planos de ação de forma eficiente, respondendo às perguntas: O quê, Quem, Quando, Como, Onde, Por quê e Quantos.
A essência do 5W2H é descrever, de forma sucinta, um objetivo e detalhar as ações, custos e responsáveis para alcançá-lo. Trata-se de um checklist que indica as atividades, os prazos e as responsabilidades de todos os envolvidos em um projeto.
Diagrama de Ishikawa
Também conhecido como Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito, é uma representação gráfica para identificar, analisar e representar as possíveis causas de um problema ou desafio específico. Além de identificar e documentar, o diagrama de Ishikawa serve para categorizar todas as causas subjacentes do problema, facilitando a visualização e atuação da equipe. Essa ferramenta é bastante útil para identificar as causas raiz de variações da qualidade e melhorar processos.
Diagrama de Pareto
Essa ferramenta de gestão também ajuda a identificar e visualizar as causas mais significativas de um problema. Consiste em um gráfico composto de barras ordenadas de maneira decrescente, percorrido por uma linha que marca a porcentagem acumulada de cada torre, segundo o princípio de Pareto. O diagrama identifica os dados mais significativos para certo resultado, permitindo que o gestor saiba o que deve ser priorizado.
Fichas de Verificação
Também conhecida como folha de verificação, essa ferramenta de gestão da qualidade é usada para coletar dados de forma estruturada e sistemática, permitindo a análise de frequência e padrões de eventos ou problemas. As fichas de verificação de serviços (FVS) são especialmente úteis para identificar defeitos, monitorar processos e garantir que os procedimentos estejam sendo seguidos corretamente.
Gestão da qualidade na construção civil: 10 dicas para implementar
A seguir listamos algumas recomendações para as empresas interessadas em avançar em seus processos de gestão da qualidade. Confira!
- Antes de qualquer ação é fundamental ter o engajamento da liderança da empresa.
- Também é fundamental definir uma equipe responsável pela implementação da gestão da qualidade.
- Faça um diagnóstico dos processos da empresa.
- Defina políticas, objetivos e metas de qualidade.
- Padronize os processos.
- Forneça treinamentos regulares para as equipes visando criar uma cultura organizacional centrada na qualidade.
- Implemente ações de melhoria contínua. Para tanto, aplique o ciclo PDCA.
- Adote tecnologias de gestão, especialmente softwares especializados.
- Monitore e avalie continuamente o sistema de gestão de qualidade.
- Busque uma certificação de qualidade, como a ISO 9001 e do PBQP-H, por exemplo.
Desafios relacionados à gestão da qualidade
A gestão da qualidade nos canteiros de obras exige o acompanhamento detalhado de cada etapa dos vários processos que envolvem a construção de um empreendimento, do planejamento à entrega do produto.
Embora não seja uma novidade para as construtoras brasileiras, a gestão da qualidade efetiva ainda é um desafio. Entre as dificuldades mais comuns, podemos destacar:
- Necessidade de garantir a manutenção do padrão de qualidade diante do aquecimento do mercado e da alta rotatividade de profissionais.
- Atender plenamente a normas técnicas complexas e em constante atualização
- Garantir que a empresa tenha uma visão da qualidade de modo amplo
- Implantar um processo de retroalimentação eficiente, com o uso dos dados de assistência técnica pós-obra para aprimoramento da qualidade.
Novas tecnologias permitem alavancar a gestão da qualidade
Quando falamos em gestão da qualidade na construção civil, outro obstáculo que precisa ser eliminado é a baixa digitalização de processos.
A gestão da qualidade envolve uma enorme quantidade de informações e dados que precisam ser captados, distribuídos às áreas competentes e serem consolidados, inclusive gerando estatísticas para auxiliar na tomada de decisão. Fazer isso de modo manual é praticamente impossível.
Daí a relevância de softwares como o Autodoc Qualidade, que auxiliam no planejamento, monitoramento, controle e avaliação das atividades. Baseado nas normas ISO 9001, ISO 14.000, OHSAS 18.000 e PBQP-H, Autodoc Qualidade vem gerando economia financeira para seus usuários em função da redução de retrabalho, da otimização de recursos e da prevenção de erros.
Com interface intuitiva, o software é de rápida implantação e pode ser customizado para atender às necessidades específicas de cada construtora.
A adoção desta solução é especialmente eficaz para solucionar limitações das tradicionais planilhas, como a dificuldade de centralização de dados, a propensão a erros manuais e a falta de dados estratégicos que permitam análises mais profundas. Ficou curioso para saber mais sobre o Autodoc Qualidade? Solicite agora mesmo uma demonstração! Conheça também o Autodoc FVS, software que oferece mais produtividade e assertividade nas inspeções de serviços.