Transformação digital em construtoras e incorporadoras - Site - Autodoc - Institucional
Skip to main content

Saiba mais sobre como a transformação digital está acontecendo e se antecipe com as tecnologias certas.

Tem quem diga que a transformação digital está chegando no segmento de construtoras e incorporadoras. Nós discordamos. Para nós, ela já chegou faz muito tempo e está apenas esperando por líderes do ramo que queiram investir nos muitos caminhos que ela proporciona.

Muita gente já notou esse fenômeno: de acordo com uma pesquisa da IDC – International Data Corporation, os gastos globais com transformação digital atingiram U$ 1,3 trilhão em 2020. Para 2023, a expectativa é que os valores cheguem a U$ 2,3 trilhões.

E os resultados já chegaram: o relatório “The Digital Advantage”, da Capgemini, indica que as empresas líderes em transformação digital têm uma margem de lucro 26% maior do que seus concorrentes. 

Mas como essa jornada começa? Como é possível embarcar nesse movimento enquanto ele ainda está sendo inovador e altamente lucrativo? Essas são algumas das respostas que entregaremos nesse artigo.

Como a transformação digital mudou o dia a dia das empresas?

“Transformação digital na empresa” é um termo que, para muitas pessoas, ainda é relativo. Em geral, é comum enxergarmos dois pontos de vista sobre o assunto: enquanto alguns enxergam essa ideia como algo muito místico, misterioso e futurista, outros interpretam que essa prática se limita a usar redes sociais ou criar reuniões digitais. 

Mas esse tema vai muito além disso. A verdade é que em segmentos como a Construção Civil, a transformação digital pode representar uma nova forma de lidar com todas as etapas de uma obra: desde o planejamento até a manutenção. 

A Mortenson Construction é um ótimo exemplo disso. A companhia investiu em realidade virtual para simular ambientes com um alto grau de realismo, oferecendo aos possíveis clientes uma prévia de como eles poderão se sentir se optarem pelos imóveis construídos por eles. 

Muito mais imersiva do que uma planta em papel ou até mesmo um projeto em 3D que está limitado à tela, esse sistema permitiu que a transformação digital atingisse diversos sentidos dos consumidores, gerando um vínculo maior entre marca e público.

A segurança também tem seu lugar: a Gilbane Building Company optou por usar a tecnologia para que seus colaboradores vivenciassem – da forma mais prática e protegida possível – situações de risco que podem fazer parte da rotina de uma construtora. 

Basicamente, um programa simulou ocasiões em que o bem-estar da equipe estava ameaçado e promoveu a importância de seguir os protocolos e de sempre prevenir acidentes.

O aumento da produtividade é uma característica clássica da incorporação dos meios digitais. A ICON provou isso ao utilizar impressoras 3D para construir casas com muito mais agilidade e eficiência. Além do alto desempenho, a estratégia também diminuiu o desperdício e gerou uma grande economia para a marca.

Se você ainda não se convenceu de como os recursos tecnológicos podem impactar positivamente a rotina da Construção Civil, citamos a Skanska. Reconhecida como uma das principais construtoras do mundo, a marca adotou o uso de drones em seus planejamentos. 

Os dispositivos entram em cena quando é necessário fazer uma inspeção nos canteiros de obras. Além de preservar a saúde dos colaboradores, isso também facilitou a comunicação entre a equipe e proporcionou mais detalhismo nas análises.

Impactos da transformação digital no setor de Construção Civil

Com tantas mudanças, é inevitável que o mercado seja impactado. Quem lida com Construção Civil vem percebendo que empresas que não se atualizam, acabam tendo desafios que são desnecessários e que geram atrasos que poderiam ser evitados.

Para ilustrar um pouco dessa força, separamos quatro das influências mais significativas que a transformação digital está tendo no segmento de Construção Civil.

Aumento de produtividade

Todo mestre de obras vai concordar que aumentar a produtividade é uma das suas principais metas atuais. E a transformação digital pode ser uma solução para isso. A McKinsey & Company revelou recentemente uma pesquisa que prevê um aumento de até 14% na produtividade de construtoras que optem por tecnologias inovadoras até 2025.

Isso acontece porque essa ferramenta pode evitar falhas de comunicação, facilitar o acesso a dados importantes e, principalmente, permitir um uso mais eficiente de recursos.

Redução de custos e prazos

E se você pudesse reduzir seu cronograma sem diminuir a qualidade de um projeto? Parece uma utopia, mas é um dos principais objetivos de construtoras que implementam a transformação digital em suas gestões. 

Um estudo da FMI Corporation avaliou o uso de tecnologias digitais como o BIM e a análise de dados e descobriu que elas podem representar uma redução de 20% no tempo de duração de um projeto.

Diminuição de riscos de segurança.

A tecnologia existe, sobretudo, para o bem da sociedade. E isso inclui, é claro, o cuidado com profissionais da área da Construção Civil. Ainda na pesquisa da McKinsey & Company citada acima, o uso de tecnologias digitais pode diminuir em até 80% os acidentes no segmento.

Isso é uma excelente solução para quem tem interesse em reduzir passivos trabalhistas, multas e, é claro, gerar uma relação de confiança entre ambos os lados de uma relação. 

Melhoria da eficiência operacional.

Nós sempre citamos o potencial de sistemas como o BIM. E não é para menos: esse é um exemplo ótimo de como a transformação digital está mudando a rotina da Construção Civil na prática.

Um relatório da NBS National BIM Report revelou que, em 2020, 83% dos entrevistados em uma pesquisa sobre a adoção do BIM relataram uma melhora na gestão da equipe. Houve também um aumento de 67% na eficiência dos projetos.

Benefícios da digitalização no canteiro de obras.

Se engana quem acredita que a transformação digital se limita ao escritório. Há muito tempo, os canteiros de obra vêm descobrindo o valor dessas ferramentas e incluindo recursos inovadores na rotina dos trabalhadores.

Para isso, vale ressaltar a importância da preparação. Muita gente ainda tem inseguranças acerca da eficiência, da utilização e da segurança que a tecnologia promove na rotina profissional. É obrigação do gestor garantir uma transição suave e confortável para os novos modelos.

Há outro ponto importante: é essencial optar por sistemas e produtos que ofereçam soluções completas para evitar confusões e perdas de dados e informações. Falaremos um pouco mais sobre isso mais para frente e traremos algumas sugestões para tirar seu plano de digitalização do papel.

Enquanto isso, já adiantamos alguns exemplos. Imagine que a sua equipe pode, a qualquer momento, visualizar um modelo em 3D a partir de um tablet disponível no canteiro. Também é possível verificar cronogramas, controlar o acesso de profissionais e até mesmo checar documentos que comprovam a legalidade do projeto.

Tudo isso já deixou de ser ficção científica ou fazer parte de uma utopia. Tarefas como essa já são comuns entre as principais construtoras do mundo e estão cada vez mais presentes no Brasil.

Apesar de ser um território pouco explorado, nossa sugestão é não deixar para depois. No universo da tecnologia na Construção Civil, tudo acontece muito rápido. Em poucos meses ou até semanas, já é possível que seu concorrente adquira essas inovações e comece a ter resultados antes de você.

Por isso, ressaltamos a relevância de estar na vanguarda da transformação digital na Construção Civil. Além das melhorias imediatas, isso também vai oferecer mais legitimidade na hora de fechar contratos. As pessoas tendem a enxergar com bons olhos as marcas que estão em dia com a tecnologia.

E a gestão? 

A gestão também tem sua vez! Cuidar de uma equipe de dezenas ou até centenas de pessoas não é fácil. Mas hoje em dia, não é mais esperado que os líderes façam isso sozinhos. O próprio mercado já pede por uma integração mais moderna e digital.

Um exemplo que citamos é o uso de catracas inteligentes com reconhecimento facial. Basicamente, antes mesmo de entrar no canteiro de obras, os profissionais passam por uma etapa de segurança que verifica suas identificações e também checa se as documentações estão em dia.

E tem muito mais de onde vieram essas ideias.

Um pouco acima, prometemos trazer produtos e tecnologias de alto padrão para implementar o quanto antes na sua marca e alcançar o que existe de mais inovador no segmento. 

Começamos pelo Autodoc Plataforma: um ambiente digital que reúne as principais demandas de líderes da Construção Civil. Dados integrados, acesso a todas as soluções, visão 360º que vai do canteiro de obras até o escritório, documentação fiscal, acesso seguro e muito mais.

Há também o Autodoc App Projetos, que oferece consulta de arquivos, pesquisa facilitada e visualização de documentos mais recentes. Ele se concentra em facilitar a parte burocrática e permitir mais agilidade no reconhecimento de materiais.

Por fim, mas com certeza não menos importante, o Autodoc GD4 conquistou o público ao ser reconhecido como um assistente completo para todas as fases da Construção Civil. Seja para notificar vencimentos, para reduzir passivos trabalhistas ou para controlar quem entra e sai de um espaço, esse produto será um divisor de águas na sua empresa.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a transformação digital na Construção Civil, nossa recomendação é que você não perca tempo. Lembre-se: esse conceito já é uma realidade e você não quer ficar para trás.

Se você tem interesse em alguma das soluções apresentadas no tópico acima, chame a Autodoc. Nossa equipe de experts está pronta para conversar com você sobre o futuro da sua marca e determinar quais são os melhores caminhos para o seu sucesso.