O que é curva ABC e como aplicar no orçamento de obras - Autodoc

O que é curva ABC e como aplicar no orçamento de obras

No rol de ferramentas que auxiliam no gerenciamento de custos na construção civil, a curva ABC se destaca. O planejamento financeiro da obra é uma etapa crítica para o sucesso dos empreendimentos, exigindo metodologias que ajudem a garantir maior assertividade tanto na elaboração de orçamentos, quanto nos controles de despesas durante a execução. 

A curva ABC é uma maneira simples e ágil de identificar a importância relativa entre os diversos itens que compõem um orçamento. Portanto, em momentos de alta variação de preços, sua análise torna-se fundamental para o gestor planejar como atuar para reduzir os impactos dessa flutuação no custo final da obra, evitando estouros em orçamentos.

Você verá neste artigo:

  • Curva ABC: definições
  • Como funciona a curva ABC?
  • Qual é a importância da curva ABC?
  • Vantagens proporcionadas pela aplicação da curva ABC
  • Como elaborar a curva ABC?

Curva ABC: Definições

A curva ABC é uma técnica de categorização usada para determinar a importância de itens em um conjunto. Desta forma, ela baseia-se no princípio de Pareto – ou regra do 80/20 — segundo o qual cerca de 80% dos efeitos gerados são causados por 20% dos fatores. 

De acordo com definição do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas, “a curva ABC consiste em uma tabela obtida a partir da planilha contratual ou do orçamento base da licitação. Nela, os itens do orçamento são agrupados e, posteriormente, ordenados por sua importância relativa ao preço total, em ordem decrescente, determinando-se o peso percentual do valor de cada um em relação ao valor total do orçamento. Em seguida são calculados os valores percentuais acumulados desses pesos”.

Ao considerar que nem todos os itens têm a mesma relevância, a curva ABC permite identificar os insumos que são economicamente mais impactantes e que, por isso mesmo, demandam tratamento especial nas fases de compra, armazenamento e gestão. 

Ao permitir saber, com clareza, quais elementos estão ocasionando maiores gastos, a curva ABC subsidia a tomada de decisão para a negociação com fornecedores e o controle de estoques. 

Como funciona?

A curva ABC classifica os insumos em três categorias:

  • Curva A: Contempla os itens que são mais valiosos, embora apareçam em pouca quantidade no orçamento. Em obras com estrutura de concreto armado, costumam estar nessa categoria materiais como concreto usinado, cimento e aço, responsáveis por até 80% do valor do orçamento.
  • Curva B: São os itens de preço e volume intermediários. Correspondem a 30% dos itens, que correspondem a 15% do orçamento. Estão nesse grupo insumos como blocos, areia e fios elétricos.
  • Curva C: Nessa categoria estão os insumos de baixo valor e alta quantidade, responsáveis por até 5% do total do orçamento. É o caso de parafusos e pregos, por exemplo.

Qual é a importância da curva ABC?

A curva ABC pode ser utilizada na construção civil em vários momentos. Na programação de empreendimentos, ela pode ser aproveitada na elaboração de orçamentos que compõem estudos de viabilidade preliminares. Enquanto, no planejamento de obras, a curva ABC pode ser útil para comparar a curva ABC real do projeto a ser executado com as curvas históricas da construtora. 

Na etapa de gerenciamento de obras, a ferramenta se torna muito útil para a gestão de estoques. Nesse caso, sobre os insumos da categoria A, deve-se aplicar controle detalhado de estoque e acompanhamento contínuo. Em contrapartida, os itens da categoria C podem utilizar controles simples, reposição automática e foco em evitar rupturas de estoque. Enquanto, os insumos da categoria B exigem gestão moderada e verificações regulares para garantir disponibilidade e custo-benefício.

Quando falamos em serviços, precisamos controlar, prioritariamente, o desempenho daqueles presentes na categoria A. Isso porque um ganho de produtividade em um serviço nessa faixa proporciona um impacto muito maior.

Segundo o engenheiro Aldo Dórea Mattos, no livro “Como preparar orçamento de obra”, no caso de subcontratação, é importante ter conhecimento de qual posição da curva o subcontratado se encontra. Se ele estiver na faixa A, a construtora precisa redobrar os cuidados, pois uma empresa externa administrará grande parte dos custos da obra.

Vantagens da aplicação

Em todas as aplicações citadas acima, a análise de curva ABC traz benefícios como:

  • Visão mais clara sobre a distribuição dos custos da obra;
  • Identificação de áreas e insumos de maior impacto no orçamento;
  • Categorização dos gastos do projeto por ordem de relevância e potencial de economia.
  • Melhor gestão de estoques, proporcionando uma alocação mais eficiente de recursos financeiros.
  • Possibilidade de direcionar melhor os recursos do projeto e promover mudanças estratégicas que resultam em maior eficiência do orçamento.
  • Economia de tempo a longo prazo, uma vez que a curva ABC permite identificar e focar nos itens mais importantes.

Como elaborar a curva ABC?

Para elaborar uma curva ABC consistente, você precisa da descrição detalhada de insumos e materiais da obra, com seus respectivos valores unitários. Na sequência deve-se calcular o valor total de cada categoria multiplicando o custo unitário pelo número de unidades. 

Após identificar onde a maioria do orçamento está concentrada, é possível planejar a aquisição e a gestão desses insumos em função de sua importância. 

A recomendação, visando garantir uma visão mais estratégica, é realizar diferentes curvas ABC: para materiais, serviços e mão de obra

Outra boa prática é avaliar a curva ABC de forma contínua, o que permite o reajuste e adequação das estratégias, sempre que necessário. 

Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico permitiu que surgissem múltiplas opções para facilitar a execução de orçamentos, com destaque para a metodologia BIM (Building Information Modeling). Por meio dessa solução, permitiu-se extrair automaticamente quantitativos e insumos para a elaboração de um planejamento físico-financeiro, bem como para a elaboração de curvas ABC mais consistentes e precisas. 

Quer saber mais sobre o BIM? Baixe gratuitamente o e-book “BIM: Esclarecendo mitos sobre a implantação”.

Acompanhando de perto todas as transformações na cadeia da construção, a Autodoc vem digitalizando os canteiros de obras, oferecendo os recursos que os construtores precisam para simplificar seus processos e garantir que projetos cheguem dentro do prazo e do orçamento.  Solicite agora mesmo uma demonstração da Autodoc Plataforma para conhecer todos os recursos disponíveis!

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Renata Moraes

Renata Moraes é a atual COO da Autodoc Tecnologia, trazendo para a empresa uma vasta experiência de 20 anos no setor de tecnologia e gestão. Com uma sólida formação acadêmica, incluindo um MBA em Gestão, Renata tem se destacado por sua habilidade em liderar equipes e em sua contribuição ao setor construtivo desenvolvendo e aprimorando tecnologias dos produtos AUTODOC.Conecte-se com Renata Moraes no LinkedIn para acompanhar suas insights e contribuições no mundo da tecnologia.

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