A alvenaria estrutural consiste em um sistema construtivo de uso consolidado no Brasil. Nele, a execução das paredes são feitas com blocos de concreto, cerâmicos ou sílico-calcários têm função estrutural.
Alternativa à construção com concreto moldado in loco, o sistema dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos a função portanto da estrutura.
Quando usar a alvenaria estrutural?
De modo geral, a alvenaria estrutural é uma solução muito competitiva em edificações em que há a possibilidade de integrar paredes estruturais à arquitetura, caso comum de edifícios residenciais. Ela perde vantagem, porém, em projetos que precisam oferecer muitas opções de planta, bem como naqueles com grandes balanços.
Tanto o projeto quanto a execução de obras com alvenaria estrutural precisam seguir as orientações da recém-publicada ABNT NBR 16.868 — Alvenaria Estrutural.
Sócio-diretor da GP&D Consultoria e Projetos, o engenheiro Alexandre Britez acompanhou uma obra, em São Paulo, com dez torres residenciais, todas elas executadas com alvenaria estrutural com blocos de concreto. A visita resultou na produção de quatro vídeos instrutivos que destacam as melhores práticas na realização desse serviço.
O conteúdo faz parte da coleção Autodoc em Campo, composta por vídeos-treinamentos disponibilizados gratuitamente na Universidade Ambar.
Como evitar erros na execução de alvenaria estrutural?
As paredes de alvenaria estrutural são relativamente simples de serem executadas, mas são repletas de detalhes que precisam ser observados.
Além disso, erros não são tolerados. Se uma parede for construída fora do prumo, ela precisará ser demolida e refeita. Se não houver controle rigoroso sobre o grauteamento dos blocos conforme determinação do projeto, o desempenho da alvenaria poderá ser comprometido. Tudo isso mostra a importância de se valorizar os procedimentos certos na hora da construção.
Nos quatro episódios de Autodoc em Campo, Britez apresenta diferentes etapas do procedimento de execução de uma alvenaria estrutural. Elas começam com a transferência de eixo e com a marcação, passando pela elevação até o respaldo e o assoalho, concluindo com a concretagem do pavimento.
Orientações para a estocagem de blocos, assim como os procedimentos de pré-caracterização dos materiais para atendimento à norma técnica, são abordados nos vídeos.
Da mesma forma, aspectos críticos como o uso de blocos especiais para arremate, a execução das vergas e das contravergas, assim como a aplicação do graute são tratados de forma didática e ágil. Na alvenaria estrutural, o graute é aplicado nos espaços vazados dos blocos para proporcionar a integração da armadura com a alvenaria e aumentar a resistência da parede.
Na obra apresentada por Alexandre Britez, em função da altura dos prédios, adotou-se a alvenaria estrutural armada, executada em ciclos de quatro dias.
Para assistir aos vídeos-treinamentos Autodoc em Campo, basta clicar aqui. Aproveite o conteúdo e ajude a disseminar conhecimento entre as pessoas de sua equipe!
A Autodoc desenvolve produtos na modalidade Software as a Service (SaaS) desde 2013 para atender as necessidades de empresas e profissionais da construção civil. Com mais de dois mil clientes e 350 mil usuários no Brasil e no exterior, a empresa faz parte da Ambar, o sistema operacional da nova construção civil.