Da mesma forma como ocorreu em outras indústrias, a digitalização pode levar a eficiência e a produtividade nos canteiros de obras a novos patamares. Quem já avançou no processo de transformação digital vem colhendo uma série de ganhos diretos e indiretos, como redução de custos e de retrabalhos, agilidade na tomada de decisão, sustentabilidade e segurança jurídica.
Mas, para ter efetividade e proporcionar benefícios concretos, a adição de novas tecnologias digitais aos canteiros de obras requer a superação de alguns obstáculos. A começar pela necessidade de um trabalho consistente de envolvimento dos usuários.
Além disso, a crescente disponibilidade de novas ferramentas, embora seja um fenômeno positivo, agrega complexidade à tarefa de identificar a solução mais adequada para a realidade de cada empresa. Uma pergunta que muitos gestores se fazem é: Como saber se essa solução realmente agregará valor às minhas obras e ao meu negócio?
Para responder essa questão, preparamos um roteiro bem objetivo com seis passos para orientar as construtoras no processo de digitalização do canteiro de obras. A ideia é mostrar o que é mais importante a ser considerado no momento de escolher uma solução digital. Siga conosco:
Leia neste artigo:
- Como escolher uma ferramenta aderente às minhas necessidades?
- Por que dar preferência à tecnologia na palma da mão?
- Antes de adquirir uma solução para digitalização, avalie a qualidade do suporte técnico
- Qual é a importância da proteção de dados na hora de escolher uma solução digital?
- Por que priorizar soluções robustas?
- Digitalizar requer ferramentas integráveis
Passo 1: Como escolher uma ferramenta aderente às minhas necessidades?
Antes de qualquer coisa, é importante olhar para dentro, analisar processos, recursos disponíveis, dores a serem solucionadas e oportunidades de melhoria. Algumas construtoras fazem isso com a formação de uma equipe interna para analisar a viabilidade das tecnologias disponíveis e selecionar, em um universo de múltiplas opções, as ferramentas mais aderentes. Esse cuidado é importante especialmente para mapear as funcionalidades de maior valor para a empresa. Lembre-se: é fundamental encontrar soluções que se encaixem no seu modo de trabalho.
Passo 2: Por que dar preferência à tecnologia na palma da mão?
Nos dias atuais, já não faz sentido reter a digitalização em um computador fixo no escritório. A tecnologia precisa acompanhar o dinamismo de quem atua nas obras. Não à toa, tornou-se cada vez mais comum encontrarmos trabalhadores com smartphones em punho para ler projetos e assistir vídeos com instruções para a execução no canteiro, por exemplo.
Portanto, vale dar preferência às plataformas mobile e para o armazenamento em nuvem, que permitem acessar dados e informações a qualquer hora e local, adicionando agilidade.
Passo 3: Antes de adquirir uma solução para digitalização, avalie a qualidade do suporte técnico
Uma solução digital precisa ser acompanhada de um suporte ao cliente adequado. Afinal, mesmo a melhor das ferramentas está sujeita a enfrentar problemas. E quando isso acontecer, é desejável que o fornecedor possa oferecer uma resposta ágil e efetiva, preferencialmente em português.
O ideal é contar com um parceiro de tecnologia capaz de prestar auxílio sempre que a equipe precisar. Ao comparar fornecedores de tecnologia, verifique a reputação da empresa perante mercado, o histórico de clientes atendidos e o tempo de atividade.
Passo 4: Qual é a importância da proteção de dados na hora de escolher uma solução digital?
A solução em análise garante a segurança dos dados pessoais e corporativos? Essa é uma pergunta fundamental a se fazer e que, muitas vezes, é negligenciada.
Além de suporte técnico, uma boa solução não pode abrir mão da segurança dos dados, evitando vazamentos indevidos e penalizações que podem custar muito caro. Temos falado bastante sobre isso e não custa reforçar: a proteção de dados deve estar sempre no centro dos processos de informação.
Adicionalmente, é altamente recomendável questionar o fornecedor de tecnologia sobre o alinhamento dos produtos oferecidos à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Multas e penalizações por conta de vazamento de dados já estão sendo aplicadas.
Além disso, é preciso avaliar o quão responsável e ético é o fornecedor de tecnologia na manipulação de dados.
Passo 5: Por que priorizar soluções robustas?
Seja qual for a aplicação, é fundamental dar preferência a parceiros de tecnologia de confiança, que invistam em melhorar seus produtos constantemente e sejam bem recomendados por seus clientes. O mundo atual é muito dinâmico e novas necessidades surgem constantemente. É importante ter um parceiro de tecnologia capaz de ajustar seu produto e de desenvolver melhorias no sistema, sempre que necessário.
Passo 6: A digitalização exige ferramentas integráveis
De que pouco vale dispor de muitos recursos tecnológicos se eles não conversarem entre si e com a plataforma utilizada pela construtora. Por isso, a interoperabilidade entre sistemas é tão crítica, assim como a padronização de protocolos e o regulamento de políticas de comunicação.
Nesse ponto, destacam-se soluções como a Autodoc Plataforma, que consiste em um ambiente digital que reúne as principais demandas da construção civil: dados integrados, acesso a todas as soluções, visão 360º que vai do canteiro de obras até o escritório, documentação fiscal, acesso seguro e muito mais.
A digitalização nos canteiros em resumo
De acordo com Ana Sestak, CEO da Autodoc, “nos últimos anos, alguns marcos tecnológicos impulsionaram o uso de novas tecnologias, como o incremento dos pacotes de alta velocidade de Internet e a disponibilidade de dispositivos portáteis”.
O resultado desta evolução pode ser observado nos canteiros de algumas construtoras líderes em inovação. Nesses ambientes de produção, além do BIM (Building Information Modeling) como elemento integrador, já é comum encontrarmos um conjunto de softwares apoiando o trabalho de mestres e engenheiros.
Mas há um universo amplo a ser explorado, sobretudo quando falamos em inteligência artificial e a Internet das Coisas (IoT). Ambas tecnologias já estão presentes em soluções desenvolvidas pela Autodoc voltadas para a gestão de mão de obra. Esse é o caso do software para gestão de documentos Autodoc GD4 e da Autodoc Catraca. Entre em contato para agendar uma demonstração e conhecer mais a fundo essas duas soluções.
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