6 dicas para impulsionar a digitalização do canteiro de obras - Autodoc

6 dicas para impulsionar a digitalização do canteiro de obras

Da mesma forma como ocorreu em outras indústrias, a digitalização pode levar a eficiência e a produtividade nos canteiros de obras a novos patamares. Quem já avançou no processo de transformação digital vem colhendo uma série de ganhos diretos e indiretos, como redução de custos e de retrabalhos, agilidade na tomada de decisão, sustentabilidade e segurança jurídica.

Mas, para ter efetividade e proporcionar benefícios concretos, a adição de novas tecnologias digitais aos canteiros de obras requer a superação de alguns obstáculos. A começar pela necessidade de um trabalho consistente de envolvimento dos usuários. 

Além disso, a crescente disponibilidade de novas ferramentas, embora seja um fenômeno positivo, agrega complexidade à tarefa de identificar a solução mais adequada para a realidade de cada empresa. Uma pergunta que muitos gestores se fazem é: Como saber se essa solução realmente agregará valor às minhas obras e ao meu negócio? 

Para responder essa questão, preparamos um roteiro bem objetivo com seis passos para orientar as construtoras no processo de digitalização do canteiro de obras. A ideia é mostrar o que é mais importante a ser considerado no momento de escolher uma solução digital. Siga conosco:

Leia neste artigo:

  • Como escolher uma ferramenta aderente às minhas necessidades?
  • Por que dar preferência à tecnologia na palma da mão?
  • Antes de adquirir uma solução para digitalização, avalie a qualidade do suporte técnico
  • Qual é a importância da proteção de dados na hora de escolher uma solução digital?
  • Por que priorizar soluções robustas?
  • Digitalizar requer ferramentas integráveis

Passo 1: Como escolher uma ferramenta aderente às minhas necessidades?

Antes de qualquer coisa, é importante olhar para dentro, analisar processos, recursos disponíveis, dores a serem solucionadas e oportunidades de melhoria. Algumas construtoras fazem isso com a formação de uma equipe interna para analisar a viabilidade das tecnologias disponíveis e selecionar, em um universo de múltiplas opções, as ferramentas mais aderentes. Esse cuidado é importante especialmente para mapear as funcionalidades de maior valor para a empresa. Lembre-se: é fundamental encontrar soluções que se encaixem no seu modo de trabalho.

Passo 2: Por que dar preferência à tecnologia na palma da mão?

Nos dias atuais, já não faz sentido reter a digitalização em um computador fixo no escritório. A tecnologia precisa acompanhar o dinamismo de quem atua nas obras. Não à toa, tornou-se cada vez mais comum encontrarmos trabalhadores com smartphones em punho para ler projetos e assistir vídeos com instruções para a execução no canteiro, por exemplo.

Portanto, vale dar preferência às plataformas mobile e para o armazenamento em nuvem, que permitem acessar dados e informações a qualquer hora e local, adicionando agilidade.

Passo 3: Antes de adquirir uma solução para digitalização, avalie a qualidade do suporte técnico

Uma solução digital precisa ser acompanhada de um suporte ao cliente adequado. Afinal, mesmo a melhor das ferramentas está sujeita a enfrentar problemas. E quando isso acontecer, é desejável que o fornecedor possa oferecer uma resposta ágil e efetiva, preferencialmente em português.

O ideal é contar com um parceiro de tecnologia capaz de prestar auxílio sempre que a equipe precisar. Ao comparar fornecedores de tecnologia, verifique a reputação da empresa perante mercado, o histórico de clientes atendidos e o tempo de atividade.

Passo 4: Qual é a importância da proteção de dados na hora de escolher uma solução digital?

A solução em análise garante a segurança dos dados pessoais e corporativos? Essa é uma pergunta fundamental a se fazer e que, muitas vezes, é negligenciada.

Além de suporte técnico, uma boa solução não pode abrir mão da segurança dos dados, evitando vazamentos indevidos e penalizações que podem custar muito caro. Temos falado bastante sobre isso e não custa reforçar: a proteção de dados deve estar sempre no centro dos processos de informação.

Adicionalmente, é altamente recomendável questionar o fornecedor de tecnologia sobre o alinhamento dos produtos oferecidos à  Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Multas e penalizações por conta de vazamento de dados já estão sendo aplicadas.

Além disso, é preciso avaliar o quão responsável e ético é o fornecedor de tecnologia na manipulação de dados.

Passo 5: Por que priorizar soluções robustas?

Seja qual for a aplicação, é fundamental dar preferência a parceiros de tecnologia de confiança, que invistam em melhorar seus produtos constantemente e sejam bem recomendados por seus clientes. O mundo atual é muito dinâmico e novas necessidades surgem constantemente. É importante ter um parceiro de tecnologia capaz de ajustar seu produto e de desenvolver melhorias no sistema, sempre que necessário.

Passo 6: A digitalização exige ferramentas integráveis

De que pouco vale dispor de muitos recursos tecnológicos se eles não conversarem entre si e com a plataforma utilizada pela construtora. Por isso, a interoperabilidade entre sistemas é tão crítica, assim como a padronização de protocolos e o regulamento de políticas de comunicação. 

Nesse ponto, destacam-se soluções como a Autodoc Plataforma, que consiste em um ambiente digital que reúne as principais demandas da construção civil: dados integrados, acesso a todas as soluções, visão 360º que vai do canteiro de obras até o escritório, documentação fiscal, acesso seguro e muito mais.

A digitalização nos canteiros em resumo

De acordo com Ana Sestak, CEO da Autodoc, “nos últimos anos, alguns marcos tecnológicos impulsionaram o uso de novas tecnologias, como o incremento dos pacotes de alta velocidade de Internet e a disponibilidade de dispositivos portáteis”.

O resultado desta evolução pode ser observado nos canteiros de algumas construtoras líderes em inovação. Nesses ambientes de produção, além do BIM (Building Information Modeling) como elemento integrador, já é comum encontrarmos um conjunto de softwares apoiando o trabalho de mestres e engenheiros.

Mas há um universo amplo a ser explorado, sobretudo quando falamos em inteligência artificial e a Internet das Coisas (IoT). Ambas tecnologias já estão presentes em soluções desenvolvidas pela Autodoc voltadas para a gestão de mão de obra. Esse é o caso do software para gestão de documentos Autodoc GD4 e da Autodoc Catraca. Entre em contato para agendar uma demonstração e conhecer mais a fundo essas duas soluções.

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Juliana Nakamura

Jornalista (PUC-SP) pós-graduada em Mídias Digitais (FMU). Com mais de vinte anos de experiência, colaborou com uma série de veículos de comunicação, tanto na grande imprensa, quanto em mídia especializada. Produtora de conteúdo, é especializada na cobertura de temas relacionados à construção civil, mercado imobiliário e arquitetura/urbanismo. Colabora com a Autodoc desde 2020, escrevendo textos para o blog e conteúdos ricos.

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