Como implementar a cultura da inovação na construção civil? - Autodoc

Como implementar a cultura da inovação na construção civil?

A preocupação com a perenidade dos negócios vem motivando muitas empresas  da construção civil a buscar a inovação. Mas, ao longo dessa jornada, diversos obstáculos precisam ser superados para consolidar um posicionamento organizacional que permita o pensamento criativo, o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento de novas soluções, produtos, processos ou métodos. Nesse sentido, costumam surgir perguntas como: o que fazer para implementar uma cultura da inovação interna consistente? Ou ainda, como criar um ambiente propício ao surgimento de novas ideias?

Você verá neste artigo:

  • O que é a cultura da inovação?
  • Por que é importante criar a cultura da inovação nas empresas?
  • Dicas para implementar a cultura da inovação em uma empresa
  • Outras práticas recomendadas para quem quer inovar
  • Autodoc: impulsionando a inovação na indústria da construção

O que é a cultura da inovação?

Quando falamos em cultura da inovação, nos referimos à maneira como uma companhia aborda a geração, implementação e adaptação de novas ideias para melhorar práticas, produtos e serviços. 

Além de fomentar a adoção de novos métodos e tecnologias, a mentalidade inovadora pressupõe a valorização do pensamento crítico e da disposição para experimentar e de aprender com os erros. 

Outras características intrínsecas à cultura de inovação são a abertura à mudança, o trabalho colaborativo e o aprendizado contínuo.

Em síntese, a cultura da inovação é chave para viabilizar a inovação sistemática e contínua. No entanto, ela não é algo que se crie da noite para o dia. Muito pelo contrário. Inovar exige um esforço contínuo com comprometimento e adaptação constante.

Por que é importante criar a cultura da inovação nas empresas?

Quando se fala em inovação, o primeiro impulso é olhar apenas para a adição de tecnologias e mudanças em processos. Mas a cultura corporativa é um elemento que não pode ser negligenciado quando o objetivo é inovar com consistência. 

A cultura organizacional é composta por um conjunto de princípios, valores, normas e práticas gerenciais que orientam o comportamento humano na organização. Ela visa garantir que o comportamento humano atinja os objetivos estratégicos da empresa, preparando-a para geração de valor futuro.

A inovação pode tornar as empresas mais resilientes e adaptáveis aos cenários de constante transformação. Mas não é só isso. Outros benefícios que justificam o esforço das companhias em desenvolver um ambiente favorável à inovação são:

  • Competitividade — As empresas inovadoras tendem a ter mais destaque perante seus concorrentes. Afinal, essas companhias conseguem desenvolver produtos e serviços capazes de responder mais rapidamente às mudanças.
  • Resiliência — As companhias que possuem lideranças e times criativos e flexíveis tendem a ter mais sucesso em momentos de crise ou desafios.
  • Eficiência operacional — Você sabia que processos inovadores podem induzir o desenvolvimento de soluções mais eficientes e econômicas?
  • Fortalecimento de marca — Uma cultura organizacional inovadora ajuda a posicionar a empresa como uma referência na criação e implementação de novas soluções, produtos ou serviços.
  • Engajamento — Ambientes que valorizam a inovação têm funcionários mais motivados e engajados. A inovação, portanto, pode ser uma ferramenta eficaz para a retenção de talentos.
  • Visão antecipada — A cultura de inovação permite que a empresa antecipe-se às tendências e mudanças no mercado.

Dicas para implementar a cultura da inovação em uma empresa

A inovação pode gerar múltiplas transformações dentro de uma companhia. Ela pode, por exemplo, aperfeiçoar um processo produtivo, otimizar processos internos, desenvolver produtos mais adequados às necessidades do consumidor e melhorar a promoção do produto e sua colocação no mercado. 

Mas como criar um contexto corporativo favorável à inovação? 

Em primeiro lugar, avalie a cultura empresarial atual e defina uma visão e objetivos claros.

Em seguida, prepare as lideranças para promover e valorizar a inovação. É importante que os líderes sejam modelos de comportamento inovador, incentivando a experimentação e aceitando as falhas como parte do processo. Esses profissionais também precisam dar autonomia para as pessoas inovarem, ao mesmo tempo que mantém alinhamento aos objetivos, foco e necessidades da companhia.

Quando o foco é na inovação, é imprescindível apoiar o desenvolvimento dos colaboradores. Para isso, ofereça programas de treinamento e capacitação focados em habilidades criativas e técnicas inovadoras, por exemplo.

Adicionalmente, crie um ambiente de trabalho diverso, de experimentação e aprendizado. Os espaços físicos e virtuais podem contribuir, e muito, para incentivar a colaboração e a troca de ideias.

Outras práticas recomendadas para quem quer inovar

A seguir você pode conferir ações adicionais capazes de ajudar as companhias a desenvolverem uma cultura de inovação sólida:

  • Para começar, fomente a colaboração entre diferentes departamentos e equipes, promovendo a diversidade de perspectivas. 
  • Ao mesmo tempo, invista em novas tecnologias e ferramentas que permitam aos profissionais terem mais tempo para pensar em novas ideias.
  • Adote estruturas internas flexíveis o suficiente para permitir rápida adaptação e implementação de novas ideias.
  • Incentive a proposição de ideias por meio de sistemas de reconhecimento. O objetivo é manter as equipes motivadas a contribuírem com novas soluções. Uma boa ideia é a criação de bancos de ideias.
  • Além disso, inicie a inovação pela resolução de problemas de curto prazo, visando principalmente a redução de custos. Lembre-se que nem toda inovação precisa ser disruptiva.
  • Mantenha sempre o foco no usuário. Ao entender as dores do cliente, fica muito mais fácil pensar em inovações assertivas a serem desenvolvidas.
  • Por fim, não deixe de monitorar o progresso de suas ações. Para tanto, defina métricas que demonstrem a eficácia de cada medida e meça o progresso ao longo do tempo para entender o que precisa ser ajustado. Uma ferramenta elementar para isso são os OKRs (Objectives and Key Results) ou Objetivos e Resultados-Chave, em português.

Autodoc: impulsionando a inovação na indústria da construção

Trabalhando com uma mentalidade de startup, a Autodoc auxilia as empresas da construção civil a darem saltos de produtividade, desenvolvendo produtos digitais para atender demandas específicas de quem atua no complexo ciclo de desenvolvimento de empreendimentos.

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Maykel Marchetti

Maykel Marchetti é o gerente de Marketing da Ambar, trazendo mais de 15 anos de experiência na coordenação de projetos, produtos e pessoas. Com uma sólida formação acadêmica pela USP e pela Fundação Getulio Vargas, Maykel se destaca por seu profundo conhecimento analítico e sua habilidade de direcionar esforços para alcançar resultados tangíveis.

Ao longo de sua carreira, ele tem demonstrado uma forte capacidade de liderança e inovação, aplicando suas habilidades em diversas áreas do marketing para impulsionar o crescimento e a visibilidade das marcas com as quais trabalha. Com um enfoque estratégico e orientado a dados, Maykel Marchetti é uma referência no mercado de marketing, sempre em busca de novas tendências e soluções para desafios complexos.

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