Rotina em todas as empresas com mais de vinte colaboradores, o controle de ponto consiste no registro rotineiro de todos os horários que compõem a jornada de trabalho, geralmente o momento de entrada, início e fim de pausas/almoço e a hora da saída.
Além de ser uma exigência legal, essa anotação é realizada para assegurar os direitos, tanto do colaborador quanto da empresa, além de ser uma ferramenta de gestão, que garante mais assertividade no cálculo de pagamentos e de horas extras, por exemplo.
O controle de ponto pode ser feito por meio de registro manual, mecânico ou eletrônico. Diante de sua relevância, ele é recomendado, até mesmo, para as empresas que não são obrigadas a implantá-lo.
Por que o controle de ponto é tão importante?
As empresas da construção civil estão suscetíveis a uma série de riscos quando não fazem uma gestão adequada da jornada de trabalho de seus colaboradores, incluindo terceirizados.
Estamos nos referindo, principalmente, a ações judiciais trabalhistas movidas contra a empresa e que podem culminar em perdas financeiras significativas. Vale lembrar que duas das principais causas de queixas trabalhistas à justiça têm relação com temas como pagamento de horas extras e intervalo intrajornada e interjornada.
Além de auxiliar no cumprimento das leis trabalhistas referentes à jornada de trabalho, evitando possíveis penalidades e litígios trabalhistas, um bom controle de jornada é fundamental para:
- Planejamento da força de trabalho — Boas ferramentas de controle de ponto permitem às empresas monitorar a presença dos funcionários e ter uma noção da real disponibilidade da mão de obra em cada fase.
- Controle de custos e despesas — A gestão ideal do ponto agrega maior controle dos custos na construção civil, permitindo calcular corretamente salários e horas-extras, evitando pagamentos indevidos.
- Gestão da produtividade — Por meio deste controle, as empresas são capazes de identificar padrões de produtividade, gargalos e oportunidades de melhoria, podendo implementar ações para alavancar seu desempenho.
Como é feito o controle de ponto nos canteiros de obras?
Embora possa parecer trivial, realizar o controle de ponto em um canteiro de obras é uma atividade cercada de especificidades. Primeiro pelas condições ambientais, que são distintas das encontradas em escritórios convencionais. Além disso, as obras podem envolver um grande número de pessoas que entram e saem do canteiro simultaneamente.
Há, ainda, outra particularidade: o elevado grau de terceirização. Isso faz com que, em um mesmo canteiro, trabalhem colaboradores contratados por diferentes pessoas jurídicas.
Outro desafio é a prevalência pelo uso de dispositivos para controle de jornada analógicos, com cartão físico e planilhas manuais. Esse tipo de coleta de ponto, além de ser trabalhoso e demandar muito esforço e tempo do departamento pessoal para a consolidação dos dados, gera vulnerabilidades. Isso porque, em comparação ao sistema de anotação eletrônica, o controle de ponto manual é mais passível de fraudes, adulterações e erros.
Um exemplo de marcação imprecisa muito comum é o arredondamento do horário de entrada e saída dos funcionários para facilitar o cálculo de horas trabalhadas. É importante ponderar que essa prática não é permitida segundo o Tribunal Superior do Trabalho.
Por fim, um método de marcação de ponto pouco confiável gera desconfianças nos colaboradores e pode influenciar negativamente o grau de satisfação desses trabalhadores.
Como levar o controle de ponto a um novo patamar de eficiência?
O caminho mais sólido para eliminar esses gargalos e simplificar a gestão do controle de ponto é adotar sistemas que permitam o controle de jornada em tempo real combinando acurácia, transparência nos dados e automatização nos processos.
Dessa forma, assim que o colaborador realiza o seu registro de ponto em um coletor digital integrado a um software especializado, os dados são automaticamente armazenados e organizados na nuvem, facilitando a consulta por todas as partes envolvidas.
Em outros setores, já é relativamente comum encontrarmos esse tipo de tecnologia instalada. Porém, especialmente na construção civil, faltavam soluções pensadas para atender a todas as especificidades das construtoras.
Foi essa percepção que levou a Autodoc a firmar uma parceria com a VR para o desenvolvimento de uma solução de gestão de ponto robusta e sob medida para a construção civil. Contamos mais sobre essa aliança neste artigo. Confira!
Gestão de ponta a ponta da jornada de trabalho
A solução desenvolvida pela Autodoc se destaca por alguns diferenciais. Entre eles, o dispositivo de coleta exclusivo, que pode ser utilizado tanto por funcionários próprios, quanto por terceirizados para o registro de ponto, simplificando drasticamente o processo. O coletor tem, ainda, como destaque, a possibilidade de imprimir comprovantes.
Com a solução de controle de ponto da Autodoc o colaborador faz a marcação no horário exato em que der início às suas atividades, nos intervalos para almoço e no final da sua jornada, de forma simples e ágil, por meio de reconhecimento facial.
Além disso, caso não haja conexão com internet no momento do registro, os dados ficam armazenados no próprio dispositivo e são computados quando a conexão for restabelecida. Isso é fundamental uma vez que o acesso à internet pode sofrer instabilidades nos canteiros de obras.
Mas não é só isso. O principal valor agregado pela solução é a sua integração com as demais soluções que fazem parte da Plataforma para Gestão da Força de Trabalho Autodoc. Estamos falando do software para gestão de documentos legais e fiscais Autodoc GD4 e das catracas de acesso para controle físico de quem entra e sai do canteiro.
Graças a essa integração poderosa, o gestor pode fazer o acompanhamento diário da força de trabalho e comparar o registro de ponto com as informações de acesso ao canteiro. “Isso elimina um passivo trabalhista muito comum nas construtoras, que ocorre quando o trabalhador bate o ponto em determinado horário, mas só deixa o local de trabalho efetivamente um tempo depois”, explica Felipe Canuso, Chief Product Officer da Autodoc.
Com o Ponto Autodoc, uma vez que a coleta do dado tenha sido realizada, toda a gestão e o tratamento da informação são conduzidos pela VR, por meio do sistema Pontomais. Líder de mercado, essa solução é utilizada por mais de 25 mil empresas e está 100% adequada às exigências da CLT e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Quer saber mais sobre as soluções que integram a Plataforma Autodoc para gestão da força de trabalho? Então, não deixe de contatar os nossos especialistas!