Você conhece os principais tipos de canteiro de obras? - Autodoc

Você conhece os principais tipos de canteiro de obras?

Por muito tempo os canteiros de obras foram vistos como áreas de produção improvisadas, com condições de trabalho precárias. Embora seja possível encontrar construtoras que trabalham desta maneira, já há consenso sobre a necessidade de que os canteiros sejam organizados para atender a padrões mínimos de qualidade, produtividade e segurança, além de respeitar as normas vigentes.

Um canteiro de obras é a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra. Ele é composto por áreas de vivência e operacionais dimensionadas de acordo com o porte da obra e o número de trabalhadores.

São consideradas áreas de vivência os vestiários, sanitários, refeitórios, assim como eventuais espaços de lazer, alojamento e ambulatório. Entre as áreas operacionais estão todas aquelas dedicadas à produção, incluindo escritórios, almoxarifado, depósitos e centrais de concreto, argamassa, armação, marcenaria, etc.

Quais são os tipos de canteiro de obras?

O planejamento de uma obra deve levar em consideração uma série de aspectos. Entre eles, o tipo de canteiro, que pode ser dividido em três categorias:

  • Restrito — É o mais usual em áreas urbanas. Caracteriza-se principalmente pela delimitação de uma área cercada por tapumes ou muros, com um portão que dá acesso ao local. Nesse tipo de canteiro, o planejamento da logística é fundamental para não tumultuar a área de produção que é limitada.
  • Amplo — Nos canteiros amplos, a construção ocupa pequena parcela do terreno. Há múltiplos acessos e espaços para armazenamento. Essa tipologia de canteiro costuma ser utilizada em obras de infraestrutura.
  • Linear — Os canteiros lineares são restritos a uma dimensão, geralmente estreitos. Com poucas opções de acesso, impõem o desafio de garantir o fluxo adequado de pessoas, equipamentos e materiais. Os canteiros lineares podem ser encontrados em obras de rodovias e de canalização urbana, por exemplo.

Como planejar um canteiro de obras?

Diferentemente de outros espaços de produção industrial, o canteiro de obras é modificado ao longo da execução da obra, de acordo com os serviços executados. Isso adiciona ainda mais complexidade ao planejamento.

Além disso, o canteiro precisa atender normas de segurança, conforto e higiene no serviço estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. Entre elas, destaca-se a Norma Regulamentadora NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção.

O layout do canteiro deve ser desenhado com dois objetivos principais: obter a melhor utilização possível do espaço físico e permitir fluxos de pessoas, materiais e equipamentos com eficiência. Pontos críticos como a posição de equipamentos de movimentação, como gruas e cremalheiras, o local de recebimento e de armazenamento de materiais e a redução de impactos à vizinhança merecem ser cuidadosamente analisados. 

Vale lembrar que falhas no planejamento do canteiro são motivo de gargalos de produção, ociosidade de equipamentos, interrupções de serviço e ineficiências na movimentação de profissionais e materiais, comprometendo a produtividade. 

As melhores práticas para a execução de serviços nos canteiros estão presentes nos episódios da série Autodoc em Campo. A coleção de vídeos-treinamentos aborda temas diversos, como construção de gabarito e locação de obra e execução de alvenaria estrutural e de vedação. Não deixe de assistir e compartilhar esse conteúdo educacional com outros profissionais do setor. Ajude a disseminar conhecimento.

Leia também

EPIs são essenciais para garantir a segurança dos trabalhadores nos canteiros de obras

Como melhorar a qualidade dos trabalhos nos canteiros de obras?

Picture of Juliana Nakamura

Juliana Nakamura

Jornalista (PUC-SP) pós-graduada em Mídias Digitais (FMU). Com mais de vinte anos de experiência, colaborou com uma série de veículos de comunicação, tanto na grande imprensa, quanto em mídia especializada. Produtora de conteúdo, é especializada na cobertura de temas relacionados à construção civil, mercado imobiliário e arquitetura/urbanismo. Colabora com a Autodoc desde 2020, escrevendo textos para o blog e conteúdos ricos.

CONFIRA NESTE ARTIGO

Sumário

Gerencie toda a jornada construtiva com soluções simples e práticas

Conheça os softwares e sistemas que têm mudado a construção civil.

LEIA TAMBÉM

Principais tipos de canteiro de obras

Por muito tempo os canteiros de obras foram vistos como áreas de produção improvisadas, com...

Como escolher software para construção civil

No dia a dia de quem constrói, uma dúvida muito comum envolve a busca pelo...

No rol de ferramentas que auxiliam no gerenciamento de custos na construção civil, a curva...

Atualize a forma como você elabora e organiza projetos na construção civil

Incorporadores, construtores, projetistas e empreiteiros podem contar com uma solução Autodoc para fazer do projeto a gestão de mão de obra na construção.

Fale conosco diretamente pelo WhatsApp!

Estamos disponíveis pelo WhatsApp. Escolha a opção que melhor se encaixa e vamos ajudá-lo!
icone vendas

Converse com Vendas

Estamos aqui para ajudar você a encontrar a solução perfeita para suas necessidades. Clique no botão abaixo para iniciar a conversa agora mesmo.

WhatsApp de Vendas

icone suporte

Converse com Suporte

Nossa equipe de suporte está pronta para ajudar a resolver qualquer problema ou responder suas perguntas. Clique no botão abaixo e vamos conversar!

WhatsApp de Suporte

Logo Black November

Aproveite a promoção para contratar nossos produtos Ponto Autodoc Fornecedores, Autodoc 4BIM e Autodoc Projetos + Construflow com 50% de desconto na mensalidade dos primeiros meses.

Válido até 30/11 – Apenas para novos contratos

blackfriday

Baixar e-book

Preencha o formulário abaixo com seus dados para fazer o download

Obrigado!

Seu formulário foi enviado com sucesso