A implantação bem-sucedida do sistema de gestão da qualidade na construção civil sempre foi um desafio para as empresas. No entanto, diante de fatores como o aquecimento do mercado, o aumento do número de canteiros ativos, a escassez de mão de obra qualificada e o aumento da complexidade dos projetos, garantir a qualidade dos empreendimentos tornou-se uma tarefa ainda mais crítica.
Prova disso é que ainda é comum as empresas enfrentarem prejuízos provocados por vícios construtivos, atrasos em cronogramas, alto índice de retrabalho e custos excessivos com assistência técnica.
Sistema de Gestão da Qualidade na construção civil: o que é?
O sistema de gestão da qualidade (SGQ) é uma ferramenta gerencial que envolve um conjunto de atividades pelas quais a organização estabelece políticas, objetivos, estrutura e processos para gerar valor de maneira consistente, a fim de alcançar sua visão de futuro.
Na construção civil, a gestão da qualidade envolve acompanhar detalhadamente cada etapa dos processos da obra, desde o planejamento até a entrega do produto, incluindo a assistência técnica pós-obra.
Por que o Sistema de Gestão da Qualidade é tão importante?
A partir deste ponto, inicia-se a construção do Sistema de Gestão da Qualidade propriamente dito. Para isso, a empresa deve documentar seus processos, políticas e procedimentos. Além disso, é importante ter o cuidado de almejar um SGQ enxuto, pouco burocrático, eficaz e que realmente agregue valor para a empresa.
Nesse sentido, vale destacar que o sistema de gestão da qualidade na construção civil está diretamente associado à mitigação de riscos de não conformidades de materiais e serviços, os quais podem levar a patologias e comprometer o desempenho do produto final, gerando, consequentemente, altos custos de assistência técnica e manutenção ao longo da vida útil do empreendimento.
O SGQ não se restringe apenas ao atendimento às normas técnicas vigentes e às legislações. Mais do que isso, ele almeja a satisfação do cliente, a eficiência na execução, a minimização de desperdícios e a garantia de segurança.
A correta implantação e monitoramento do Sistema de Gestão da Qualidade na construção civil:
- assegura a satisfação dos clientes e fortalece marcas;
- padroniza processos e reduz não conformidades em produtos e serviços;
- melhora a eficiência operacional e a produtividade;
- reduz custos e atrasos decorrentes de retrabalhos;
- impacta positivamente a lucratividade e a competitividade da empresa;
- garante conformidade com regulamentações, reduzindo o risco de sanções e penalidades;
- induz a melhoria contínua de processos, levando a uma cultura organizacional de aprimoramento constante;
- ajuda a obter certificações como a ISO 9001 e a do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-h).
Passo a passo: como implementar o sistema de gestão da qualidade na construção civil?
O SGQ não é algo que possa ser implementado e, depois, deixado de lado. Pelo contrário, ele exige um processo contínuo visando a manutenção e a ampliação das melhorias conquistadas com o passar do tempo.
Para isso, o principal caminho utilizado é o PDCA (Plan-Do-Check-Act), ciclo básico de gestão que se baseia em quatro ações: planejar, executar, verificar os resultados e tomar as ações de melhoria.
Qualquer sistema de gestão da qualidade tem o PDCA em seu cerne. Ele induz as empresas a se planejarem, executarem as atividades conforme o previsto, verificarem os resultados e tomarem ações para corrigir o que deu errado e para melhorar os resultados alcançados. Em suma, esse ciclo virtuoso é o que assegura a tão desejada melhoria contínua.
A principal referência para a implantação desse sistema de gestão é a ISO 9001:2015 – Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos. Trata-se de um padrão internacional para sistemas de gestão da qualidade elaborado pela International Organization for Standardization (ISO).
De acordo com essa norma, a implantação do SGQ envolve as seguintes etapas:
1) Diagnóstico e planejamento
Nessa etapa, são estabelecidos objetivos claros, identificadas as áreas de melhoria e definidas as estratégias para implementação do SGQ. Paralelamente, realiza-se uma análise detalhada do estado atual da organização em relação aos requisitos de qualidade.
2) Documentação de processos
A partir deste ponto, inicia-se a construção do Sistema de Gestão da Qualidade propriamente dito. Para isso, a empresa deve documentar seus processos, políticas e procedimentos. Além disso, é importante ter o cuidado de almejar um SGQ enxuto, pouco burocrático, eficaz e que realmente agregue valor para a empresa.
3) Treinamento e capacitação dos times
Para que todos na empresa estejam alinhados com os objetivos do Sistema de Gestão da Qualidade, é fundamental oferecer treinamento e capacitação.
4) Implementação e monitoramento
A equipe deve implementar e monitorar as mudanças nos processos. Para isso, é recomendável usar indicadores de desempenho para avaliar a eficácia das ações tomadas.
5) Auditoria interna e certificação
Após atender a todas as exigências, a empresa pode buscar a certificação por meio de uma auditoria externa.
Ferramentas digitais simplificam a gestão da qualidade na construção civil
Atualmente, é possível encontrar diversos softwares para gestão que prometem desburocratizar o sistema de gestão da qualidade na construção civil, permitindo o monitoramento em tempo real das atividades no canteiro.
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