Os desafios do trabalho colaborativo em projetos de engenharia

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O aprimoramento das tecnologias digitais e a democratização da internet vêm gerando possibilidades até então inéditas para o trabalho colaborativo em projetos de engenharia. Essa é uma transformação muito bem-vinda. Afinal, que profissional nunca desejou não ter de lidar mais com projetos que falham por problemas de comunicação, erros e retrabalhos, desperdiçam tempo e dinheiro, não é mesmo?

É uma aspiração que pode estar muito perto de se tornar realidade. A partir da inovação e da transformação digital da construção civil, as dificuldades enfrentadas pelas empresas para a implantação do trabalho em colaboração se tornam cada vez menores. Já vai ser possível entender por quê.

Por que o trabalho colaborativo em projetos de engenharia está na moda?

Utilizado por companhias de diferentes portes, em diversos setores da economia, o trabalho colaborativo é cada vez mais estratégico para solucionar problemas que comprometem a produtividade e a eficiência das empresas. A ideia é ir além do trabalho em equipe, garantindo maior interação e comunicação entre os colaboradores e os departamentos responsáveis pelos projetos de engenharia.

Com isso, é maior a chance de não ocorrerem mais as falhas que colocam em risco o resultado das empresas. Especialmente as que acontecem por falta de interação e por causa dos silos de informação entre os diferentes atores dos projetos de engenharia.

Como resultado, a integração efetiva entre os responsávies pelos projetos de engenharia faz com que os profissionais se tornem parceiros em busca de um objetivo comum. Algo que é muito benéfico ao considerar o contexto dos projetos de engenharia. Isso faz com que o trabalho em cooperação adquira ainda mais relevância. Principalmente porque favorece o surgimento de novas ideias e a resolução de problemas complexos. 

Afinal, sempre que o conhecimento de cada pessoa é compartilhado visando uma meta em comum, cria-se o que se convencionou chamar de inteligência coletiva, que consiste em um tipo de conhecimento que nasce da colaboração de muitos indivíduos, com suas diversidades. 

Portanto, empresas de projetos de engenharia que conseguem criar esse tipo de ambiente tendem a ser mais inovadoras, mais criativas na resolução de problemas e ter mais sucesso. Também se tornam melhor sucedidas na retenção de talentos porque têm um clima organizacional mais saudável, com colaboradores mais engajados e comprometidos.

Características do trabalho colaborativo em projetos de engenharia

De modo geral, há, pelo menos quatro pontos que caracterizam o trabalho colaborativo:

  1. Colaboração entre os membros de uma comunidade especializada que envolve o compartilhamento de esforço, tempo e conhecimento.
  2. Sinergia de saberes e esforços.
  3. Livre fluxo de informações.
  4. Sensação de pertencimento a um projeto coletivo.

Desafios impostos à colaboração entre equipes de projetos de engenharia

Quando praticado de forma correta, o trabalho colaborativo, integrado e multidisciplinar é um instrumento para a produção de projetos de engenharia cada vez mais complexos, capazes de responder às exigências crescentes por agilidade e eficiência.

Além disso, ajuda no alinhamento entre diferentes membros da equipe de projetos de engenharia, parceiros e subcontratados para que todos possam entender o que precisa ser feito e como cada tarefa ou trabalho afeta o fluxo de trabalho de modo geral. 

Mas para se beneficiar de todas as potenciais vantagens, é preciso saber o que impede o trabalho colaborativo em projetos de engenharia. Entre os desafios comumente enfrentados pelas empresas é possível destacar:

  • lentidão na execução das tarefas de forma colaborativa;
  • falta de coordenação do trabalho;
  • custo elevado da tomada de decisão;
  • dificuldade com o compartilhamento de conhecimento;
  • resistência à diversidade;
  • modelo hierárquico tradicional. 

Afinal, diferente do que ocorre no modelo tradicional, quando os projetos são apresentados hierarquicamente, de cima para baixo, em um ambiente colaborativo há mais descentralização e divisão de responsabilidades entre os membros da equipe de projetos de engenharia.

Como fica o trabalho colaborativo na era digital?

No contexto do trabalho colaborativo, as ferramentas digitais e a computação em nuvem vêm se tornando imprescindíveis para facilitar a comunicação e o compartilhamento de documentos, projetos e ferramentas de trabalho.

Os softwares de gestão de projetos de engenharia podem ajudar, por exemplo, a aproximar colaboradores de diferentes setores e, até mesmo, aqueles que estão geograficamente distantes (situação cada vez mais comum).

Também favorecem a colaboração ao garantir total visibilidade e uma compreensão compartilhada dos projetos de engenhaira.

Mais além, os softwares de gestão de projetos de engenharia podem agregar funções de monitoramento e análise de resultados, para que os projetos sejam acompanhados e avaliados de maneira profunda e precisa.

Atualmente, a maior parte das ferramentas de colaboração on-line possibilitam:

  • trocar informações em tempo real de maneira ágil;
  • organizar demandas do trabalho;
  • gerenciar fluxos de trabalho;
  • estipular prazos e demandas mais importantes;
  • analisar indicadores mais relevantes para a organização;
  • alinhar o trabalho internamente, evitando o retrabalho.

Qual é a relação entre a interoperabilidade dos softwares e o trabalho colaborativo?

De modo geral, as ferramentas digitais precisam atender três demandas simultâneas das equipes que trabalham em colaboração: o compartilhamento de arquivos, a comunicação interna e a gestão de equipe e de projetos.

Outra condição para que toda essa integração ocorra no ambiente digital é a interoperabilidade. Ou seja, a capacidade de um sistema (seja ele informatizado ou não) de se comunicar de forma transparente com outro sistema. 

Sendo assim, a interoperabilidade é fundamental para viabilizar às diferentes partes interessadas no projeto colaborar e trocar informações de maneira eficiente e ágil.

Para um sistema ser considerado interoperável, ele deve trabalhar com padrões abertos, como o OpenBIM

A boa notícia é que os softwares BIM mais utilizados pelo mercado permitem a exportação de arquivos de dados em formato aberto.

A importância dos formatos DWG e DWF

Em especial nos projetos de engenharia, a colaboração exige a compatibilidade de arquivos, especialmente nos formatos DWG e DWF, que são os mais utilizados. O DWG é a extensão de arquivos de desenho em 2D e 3D nativa do software AutoCAD. 

Já o formato DWF foi desenvolvido pela Autodesk para combinar e publicar dados de projetos 2D e 3D avançados, de forma a compartilhá-los com outros usuários.

Um pré-requisito importante nos softwares de gestão de projetos é oferecer compatibilidade com esses arquivos. Uma solução que oferece essa funcionalidade e viabiliza a colaboração é o Autodoc Plataforma. Com ela, projetistas e construtoras têm muito mais facilidade e praticidade para se comunicar e integrar seus projetos.

Conclusão

O trabalho em colaboração é a chave para as empresas que querem ser mais competitivas. Ambientes que estimulam o trabalho em equipe estão mais propícios à inovação.

Da mesma forma, empresas que utilizam softwares para gestão de projetos beneficiam ainda mais o trabalho colaborativo. Afinal, essas ferramentas diminuem os ruídos de comunicação ao proporcionar transparência, permitir que os envolvidos sejam constantemente atualizados sobre o avanço das tarefas e viabilizar a solução de pendências de modo virtual.

Agende uma demonstração para conhecer mais detalhes sobre as soluções para colaboração da Autodoc, desenvolvidas sob medida para atender as necessidades da indústria da construção e garantir a integração entre todos os envolvidos em tempo real. 

Entre algumas vantagens da solução, está o fato de ser mobile, permitindo o acesso à última versão dos projetos via app. Também, o fato de utilizar um CDE (Commom Data Environment, em português ambiente comum de dados). 

Ao centralizar o compartilhamento de informações e interações em modelos de projetos BIM dentro do CDE, a Autodoc Plataforma melhora a comunicação e a colaboração entre todas as partes interessadas e eleva a produtividade, além de diminuir os erros de projeto e evitar problemas de compatibilidade.

Foto de Juliana Nakamura

Juliana Nakamura

É jornalista (PUC-SP) pós-graduada em Mídias Digitais (FMU) e especializada na cobertura de temas relacionados à construção civil, mercado imobiliário, arquitetura e urbanismo. Colabora com a Autodoc desde 2020, escrevendo textos para o blog e conteúdos ricos.

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