O que é RFI na Gestão de Projetos? - Autodoc

O que é RFI na Gestão de Projetos?

Ilustração de um profissional analisando documentos e plantas digitais em um tablet, simbolizando o processo de RFI (Request for Information) na construção civil.

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Um RFI (Request for Information, ou Pedido de Informação) é um documento formal utilizado na gestão de projetos para solicitar esclarecimentos, resolver dúvidas ou comunicar problemas relacionados a desenhos técnicos, modelos BIM ou qualquer outra documentação. Ele serve como um registro centralizado para garantir que toda a comunicação importante seja documentada.

Embora o nome possa parecer técnico, muitos profissionais já utilizam esse conceito no dia a dia, mas com outras nomenclaturas, como “apontamento de projeto” ou “issue”.

Quando Utilizar um RFI?

Um RFI é a ferramenta ideal para formalizar a comunicação sempre que houver necessidade de esclarecer informações cruciais para o andamento do projeto. As situações mais comuns para o seu uso incluem:

  • Dúvidas: Quando uma especificação técnica ou detalhe no projeto não está claro;
  • Conflitos: Ao identificar incompatibilidades entre diferentes disciplinas ou documentos;
  • Riscos: Para alertar sobre potenciais problemas que podem impactar o custo, prazo ou qualidade;
  • Falta de Informação: Quando dados essenciais para a execução de uma tarefa não foram fornecidos;
  • Sugestões: Para propor melhorias ou alternativas que possam otimizar o projeto.

Outros Nomes para RFI que Você Provavelmente Já Usa

No fim, o objetivo de um RFI é criar um registro formal de que uma informação técnica é necessária ou está incongruente. É muito provável que você já faça isso, talvez chamando por um dos seguintes nomes:

  • Apontamento de projeto
  • Comentário de projeto
  • Issue ou Clash (termos comuns no contexto BIM)
  • Registro de inconsistência
  • Observação de projeto
  • Anotação técnica

Como Gerenciar RFIs de Forma Eficiente?

A maneira ideal de armazenar e gerenciar RFIs é através de um CDE (Ambiente Comum de Dados), uma plataforma centralizada que organiza todas as informações do projeto.

No contexto de projetos BIM, o gerenciamento é ainda mais específico. O ideal é registrar os RFIs utilizando a extensão BCF (BIM Collaboration Format). O BCF é um formato de arquivo que permite trocar comentários, apontamentos e issues diretamente no modelo 3D entre diferentes softwares BIM, sem a necessidade de enviar o modelo inteiro a cada nova comunicação.

Interface de software de gestão de RFIs em um modelo BIM, mostrando um edifício 3D com pinos de apontamentos e uma lista de tarefas e conflitos a serem resolvidos
A gestão de RFIs através de um Ambiente Comum de Dados (CDE) permite centralizar os apontamentos e as soluções diretamente no modelo 3D do projeto.

Ferramentas para Gestão de RFIs

Para facilitar este processo, existem soluções integradas no mercado, como a integração entre Autodoc e Construflow, que permitem acompanhar a evolução dos projetos, desde a concepção até a entrega da obra. Com elas, é possível realizar a coordenação de modelos BIM e gerenciar todos os RFIs (ou apontamentos, issues, etc.) de forma centralizada e eficiente, garantindo uma gestão atenta aos riscos e à comunicação.

Perguntas Frequentes (FAQ)

O que significa a sigla RFI? RFI significa Request for Information, que em português é traduzido como Pedido de Informação.

Apontamento de projeto e RFI são a mesma coisa? Sim. Embora os nomes sejam diferentes, ambos se referem ao mesmo processo: formalizar um pedido de esclarecimento ou registrar uma inconsistência em um projeto.

O que é o formato BCF? BCF (BIM Collaboration Format) é um padrão de arquivo aberto usado para comunicar problemas (issues) em projetos BIM. Ele permite que as equipes de projeto troquem informações sobre um problema específico no modelo 3D sem precisar transferir o arquivo completo do modelo.

Autor do post: Bruno Brandão

Foto de Jorge Neto

Jorge Neto

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