Sigla famosa entre as equipes que atuam nas frentes de obra, a FVS (Ficha de Verificação de Serviço) é uma das mais importantes ferramentas para aferir a qualidade dos trabalhos em campo. É com ela que as construtoras controlam sua produção e verificam, nos mínimos detalhes, a conformidade da execução dos serviços realizados em cada etapa da obra. Bem como, o cumprimento às normas técnicas e garantir a satisfação dos clientes com o produto de engenharia.
A seguir, mostraremos os benefícios proporcionados por esse documento e como ele deve ser utilizado para garantir, de fato, qualidade às obras.
Você verá neste artigo:
- O que é a Ficha de Verificação de Serviço
- Por que usar as Fichas de Verificação de Serviço?
- Qual é a importância da FVS para as construtoras?
- Qual é a relação entre a FVS e o PBQP-H?
- O que deve conter em uma FVS?
- Como ganhar eficiência na verificação de serviços?
O que é a Ficha de Verificação de Serviço?
Como o próprio nome explicita, a Ficha de Verificação de Serviço (FVS) é um documento usado na validação dos trabalhos executados em diferentes etapas da obra, desde a fundação até a última demão de tinta.
Esses registros ajudam a garantir que os serviços realizados estejam em conformidade com as especificações do projeto, com as normas técnicas e com os padrões de qualidade almejados.
Por que usar as Fichas de Verificação de Serviço?
Uma vez que a construtora utilize a FVS corretamente, ela passa a ter acesso a um conjunto de informações que permitem uma visão gerencial do que está acontecendo no canteiro de obras. Ela permite, por exemplo:
- Saber com clareza qual o principal item de retrabalho em cada serviço.
- Avaliar o trabalho de cada equipe de produção ou empreiteiro.
- Examinar a qualidade dos materiais adquiridos.
- Checar o cumprimento dos procedimentos estabelecidos.
- Avaliar a introdução de novas tecnologias e o seu impacto na qualidade do serviço e da obra.
- Analisar as consequências da qualidade ou não qualidade na etapa de assistência técnica.
Qual é a importância da FVS para as construtoras?
O uso adequado da FVS está associado, em primeiro lugar, à realização de um controle de qualidade. Além disso, o preenchimento adequado da Ficha de Verificação de Serviço pode proporcionar:
- Mais segurança jurídica
- Conformidade regulatória
- Prevenção de problemas futuros
- Redução de erros e de retrabalhos, gerando ganhos financeiros e de produtividade
- Aumento da eficiência
- Maior lucratividade
- Responsabilização e rastreabilidade
Qual é a relação entre a FVS e o PBQP-H?
O PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) é uma iniciativa do Governo Federal do Brasil, criada em 1998, para promover a qualidade, a segurança e a produtividade na construção civil. Assim, ao estabelecer requisitos para a gestão da qualidade e o controle de materiais e sistemas construtivos, o BIM e PBQP-H é pré-requisito para as construtoras aprovarem projetos junto à Caixa Econômica Federal e a outras instituições de crédito.
O PBQP-H estabelece o controle de mais de vinte tipos de serviços na construção de edificações. Eles abrangem diversas áreas da construção, incluindo serviços preliminares, fundações, estrutura, vedações verticais e horizontais, bem como esquadrias, dispositivos de segurança, pintura e sistemas prediais.
É necessário que para cada um destes serviços haja uma Ficha de Verificação de Serviço. Além disso, antes de liberar o serviço ou etapa, um profissional diferente do que fez o preenchimento deve conferir a FVS, preferencialmente.
O que deve conter em uma FVS?
Preenchida por um profissional treinado, a Ficha de Verificação de Serviços deve ser clara, fácil de completar e conter os itens suficientes para garantir o controle da execução e do produto. Os campos devem pedir, dentro do possível, respostas objetivas e curtas.
A FVS pode ser dividida em três partes principais:
- Cabeçalho – nesta parte são preenchidos os campos como identificação da obra, identificação do serviço a ser avaliado e local de execução do serviço. Por exemplo, o número do pavimento.
- Corpo principal – lista os requisitos de verificação do serviço. Geralmente, ele utiliza perguntas objetivas com respostas “sim” ou “não”, como “A parede está no prumo?” ou “O rejunte está visualmente homogêneo, sem falhas ou excessos?”. Nessa parte, a ficha deve indicar claramente a aprovação ou reprovação do serviço e a data da inspeção. Em caso de reprovação, o responsável deve refazer o serviço e submetê-lo a uma nova inspeção.
- Rodapé – Essa é a etapa final da FVS. Nela, são inseridos campos para: observações gerais e ações adotadas, nome do verificador e a assinatura do engenheiro responsável.
Para cumprir sua função, a FVS deve ser acompanhada de uma cultura de qualidade, focada em respeito às normas técnicas e em um processo de melhoria contínua. Além disso, é fundamental que somente profissionais capacitados preencham a ficha, a fim de evitar erros.
Como ganhar eficiência na verificação de serviços?
Nos últimos anos, as FVS eletrônicas, preenchidas diretamente em tablets ou smartphones, tornaram-se mais presentes nos canteiros de obras, substituindo as obsoletas fichas em papel.
Nesse sentindo, a digitalização das fichas de verificação de serviço têm, entre suas principais vantagens, a facilidade de uso, o preenchimento rápido e a possibilidade de realizar monitoramento em tempo real. Com a FVS eletrônica, os principais problemas relacionados a não conformidades são identificados imediatamente e as ações corretivas podem ser tomadas em tempo hábil e de forma precisa.
Com o avanço da evolução tecnológica, as FVS eletrônicas também evoluíram, incorporando ainda mais inteligência. Por exemplo o Autodoc FVS, que além de registrar as inspeções com produtividade e assertividade, oferece relatórios gerenciais completos e personalizados, incluindo gráficos que mostram os serviços já inspecionados e aprovados e os indicadores de não-conformidades. Com os dados, a construtora tem mais insumos para rodar o seu ciclo de melhoria contínua.
Por fim, outro diferencial do Autodoc FVS é sua integração com outras soluções que compõem a Autodoc Plataforma. A integração das fichas digitais com outras ferramentas de gestão de obras permite explorar sinergias e levar a eficiência a outros patamares. Entre em contato e solicite uma demonstração!