A gestão de qualidade é um tema sensível na indústria da construção. Quando ocorrem falhas, como vícios construtivos ou manifestações patológicas, os prejuízos são enormes, seja em função do custo do retrabalho, seja pelos desgastes à imagem da construtora.
Mas reduzir a ocorrência de problemas com a qualidade é bastante factível desde que adotadas algumas estratégias. A primeira delas é atender rigorosamente as normas vigentes e implantar um robusto sistema de gestão da qualidade. PBQP-h e ISO 9001 são alguns referenciais que podem ser adotados.
Além disso, assegurar a qualidade da execução, e consequentemente a satisfação do cliente, passa por qualificação de mão de obra, planejamento assertivo, boas ferramentas para controle das atividades e metodologias de gestão modernas.
Dedique tempo para ter um bom planejamento
Um bom planejamento é chave para qualquer obra bem-sucedida e segura. É nessa etapa que se define o layout do canteiro, incluindo fluxos logísticos de abastecimento de materiais e tráfego de máquinas. É também nesse momento pré-obra que os projetos precisam ser bem compatibilizados, de modo a evitar retrabalhos.
Invista no treinamento das equipes
A baixa qualificação da mão de obra é uma fragilidade da construção civil brasileira. Mais recentemente, adicionou-se a esse problema a escassez de profissionais interessados em atuar nos canteiros. Levantamento recente feito pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostrou que 89% das construtoras têm dificuldade de contratar mão de obra qualificada.
Minimizar essa questão estrutural requer ações das próprias construtoras. Isso pode acontecer, por exemplo, investindo em cursos de qualificação dentro do próprio canteiro de obras, ou substituindo métodos construtivos artesanais por sistemas mais industrializados, menos dependentes de mão de obra.
A Autodoc também atua para melhorar a capacitação de quem está no chão de obra ao lançar a série Autodoc em Campo. Trata-se de uma coleção de vídeos-treinamentos produzidos em parceria com o engenheiro Alexandre Britez, sócio-diretor da GP&D Consultoria e Projetos. O material, que será disponibilizado gratuitamente na Universidade Ambar, mostra passo a passo a execução dos processos construtivos mais importantes em uma obra, de forma didática e descontraída.
Adote metodologias de gestão modernas
Quando bem aplicadas, ferramentas de gestão ágil e o lean construction (construção enxuta) podem adicionar mais eficiência aos canteiros de obras, induzindo ganhos de qualidade. As metodologias ágeis, a exemplo do scrum, permitem que erros e acertos sejam detectados mais precocemente, favorecendo a melhoria das etapas seguintes. Já no caso do lean, a ideia é agregar linearidade, redução do lead time de entrega e estabilização da produção, além de redução de custos, desperdício e retrabalho.
Tenha mais controle sobre cada atividade
Em um contexto de mudanças cada vez mais céleres, as construtoras precisam de sistemas de gestão dinâmicos. Isso direciona o foco para as plataformas digitais, capazes de tornar os processos mais ágeis, oferecer controle sobre os serviços executados e ter maior rastreabilidade das informações.
Uma solução desenvolvida a partir de uma releitura da jornada da construção é o Autodoc Eva, que faz o gerenciamento de obras de forma visual, simples e sequencial. Entre outros recursos, a solução incorpora um módulo para verificação de qualidade que permite realizar o apontamento de não conformidades e reinspeções, assim como a inclusão de fotos, etiquetas e observações. Agende uma demonstração!
Parte da Ambar, o sistema operacional da nova construção civil, a Autodoc possui um amplo portfólio de soluções para gestão de diferentes atividades e processos na modalidade Software as a Service (SaaS).
Leia também
5 tecnologias para elevar a produtividade nos canteiros de obras em 2022
Canteiros inteligentes: oportunidades e desafios para implantação