A medição de obras é fundamental em qualquer obra bem-sucedida, para controlar, fiscalizar e pagar os serviços conforme as etapas são concluídas. Estamos nos referindo ao acompanhamento e ao registro das quantidades de serviços executados e de materiais empregados ao longo de uma construção.
Se por um lado a importância da medição é incontestável, por outro ainda ocorrem muitas perdas por causa de erros na realização desse serviço. Mas por que isso acontece? Como fazer uma medição de obras consistente? Siga conosco e acompanhe um passo a passo detalhado que irá auxiliá-lo nessa tarefa tão crítica.
Você verá neste artigo:
- Planejamento da medição de obras: o primeiro passo para o sucesso
- Como fazer uma medição de obras passo a passo?
- De que forma a digitalização garante maior precisão à medição de obras?
Como fazer medição de obras: o primeiro passo para o sucesso
O planejamento adequado é crucial em qualquer atividade da construção civil. Não é diferente com a medição de obras. Mas por onde começar essa preparação?
Passo 1: Definição dos objetivos
Primeiramente, defina os objetivos da medição, respondendo às seguintes questões:
- Quais serviços a medição de obra irá avaliar?
- Como a medição será feita?
- Qual será a periodicidade?
Passo 2: Definição das referências técnicas
Em seguida, defina as referências técnicas e as métricas de cálculo. Cada empresa pode definir critérios de acordo com suas preferências, mas é recomendável utilizar ferramentas que padronizem a medição.
Entre as mais usuais estão o SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil) e o TCPO (Tabelas de Composições de Preços para Orçamentos).
O TCPO define, por exemplo, que o cálculo de escavação para fundações deve ser feito em metros cúbicos, considerando o volume real da cava e o custo do escoramento (se houver). Já a alvenaria precisa ser calculada em metros quadrados, descontando a área que passar de 2 m² em cada vão (janelas, portas, etc.).
Passo 3
Além disso, escolha as metodologias e os instrumentos de medição mais apropriados.
É possível realizar a medição direta, na qual as dimensões são tomadas diretamente na obra, com o auxílio de instrumentos de medição, como esquadro, paquímetro e trenas.
Outra opção é a medição indireta, a partir dos projetos, calculando as quantidades com base nas dimensões especificadas. Esse tipo de medição, baseada em dados secundários, é indicada para projetos de maior complexidade e em obras nas quais a medição direta é inviável ou muito demorada.
Passo 4
Por fim, elabore uma rotina, ou seja, defina se as medições serão diárias, semanais, quinzenais ou mensais.
A definição da periodicidade depende da disponibilidade da equipe que fará a medição, bem como da necessidade da obra.
É importante que a coleta de dados seja sempre acompanhada por uma reunião para discutir os motivos da não realização das atividades planejadas no período, se esse for o caso.
Perceba que quanto menor for o intervalo de tempo entre essas reuniões, maiores serão as possibilidades de identificar e resolver desvios que possam impactar o fluxo dos serviços e o cronograma.
Como fazer uma medição de obras passo a passo?
A boa notícia é que, com organização, isso não é uma tarefa árdua.
Passo 1 – Defina o responsável pela medição
Geralmente o fiscal de medição de obras é quem conduz a medição. Contudo, pode ser que outros profissionais assumam essa tarefa, como engenheiros civis e gerentes de engenharia.
Independentemente do cargo, o responsável pela medição precisa ter o apoio do responsável pela obra e, também, dos profissionais envolvidos em cada uma das áreas e/ou serviços analisados.
Passo 2 – Coleta de dados
Na sequência, há a coleta de dados. Isso pode ser feito manualmente ou com o apoio de tecnologias digitais, como drones e laser scanning para a realização de medições mais precisas.
Aliás, você sabia que as construtoras que trabalham com tecnologias como o diário de obras digital, são mais ágeis na realização das medições? Afinal, essas ferramentas dão fácil acesso a fotografias, vídeos e dados em geral sobre o progresso do empreendimento.
Passo 3: Comparação de dados
Depois disso, analise as informações colhidas, comparando o planejado com o executado, avaliando o progresso físico, a disponibilidade e o uso de materiais e equipamentos. Aqui é importante aproveitar ao máximo a infinidade de dados gerados pela medição para identificar desvios e oportunidades de melhoria.
Passo 4 – Elaboração de relatório
Em seguida, registre as medições e gere os relatórios de medição. Essa documentação deve trazer informações como:
- Etapa em que a obra se encontra
- Objeto de análise cada área, demanda ou serviço
- Materiais previstos e utilizados
- Serviços previstos e realizados
- Valores previstos
- Valores unitários dos materiais/serviços
- Custos totais
- Registros fotográficos.
Normalmente, uma planilha com a listagem das atividades verificadas consolida os dados da medição. Nesse documento, há uma coluna com a porcentagem do andamento de cada serviço. Também há uma segunda coluna para registrar o motivo de desvio, quando ocorrer.
Há, ainda, um campo para inserir o valor do orçamento condizente com a execução da atividade.
De que forma a digitalização garante maior precisão à medição de obras?
Obras com gestão digitalizada estão menos suscetíveis a desvios em prazos e custos. Afinal, o controle gerencial que se tem sobre as atividades é muito maior quando utilizadas soluções digitais.
Soluções como a Autodoc Plataforma, desenvolvidas especialmente para atender as necessidades das construtoras brasileiras, se destacam nesse cenário. Graças a essa solução, construtoras de diferentes portes e segmentos de atuação têm conseguido organizar projetos, documentos e equipes de obras, agregando controle e qualidade.
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