Entre as primeiras atividades que acontecem em um canteiro de obras está a montagem do gabarito e a locação de elementos de fundação e estruturais como estacas, sapatas, vigas baldrames e pilares.
O objetivo é materializar no terreno os pontos do projeto estrutural e de fundações para que a edificação seja executada exatamente no local planejado.
Independentemente do porte da obra, essa é uma etapa que não tolera erros. Imprecisões, nesses casos, são sinônimo de problemas no posicionamento de fundações, de elementos estruturais e de paredes, bem como do não atendimento aos recuos definidos em projeto.
Para a realização desta etapa aparentemente simples, uma condição é que demolições, escavações, contenções e drenagem já tenham sido executadas.
Além disso, antes de iniciar o trabalho é fundamental ter em mãos os projetos necessários para apoiar a execução do serviço. Entre eles, os projetos estrutural e o de fundações. Também são necessários pontaletes, tabeiras e piquetes, além de esquadro, martelo, mangueira de nível, lápis, linha de pedreiro (nylon), prumo de centro e trena.
Práticas recomendadas na execução de gabarito
O gabarito nada mais é do que uma estrutura de madeira pintada de branco usada como referência para locar os elementos estruturais. Ele deve ser fixado na periferia do terreno, por meio da cravação dos pontaletes devidamente aprumados.
Um cuidado importante é a concretagem da base dos pontaletes para evitar deslocamentos. Afinal, o gabarito precisa se manter firme, mesmo com a movimentação de pessoas e equipamentos no canteiro.
Ao longo de três vídeos da série Autodoc em Campo, o engenheiro Alexandre Britez, sócio-diretor da GP&D Consultoria e Projetos, explica como deve ser a sequência executiva para montar o gabarito e locar as estacas de fundação.
Com uma linguagem didática e ágil, ele mostra como deve ser feita a fixação do gabarito no terreno, seguindo boas práticas que garantam estabilidade. Britez também explica como utilizar linhas para transferência dos eixos, assim como os pregos para marcação na tabeira.
Um cuidado fundamental para o sucesso dessa etapa da obra é a participação de um topógrafo para conferir a posição do prédio e a distância das divisas. O profissional também é responsável por passar um nível de referência de acordo com um ponto fixo e marcar os eixos principais no gabarito.
Outra prática recomendada é a conferência dos gabaritos e dos pontos locados. O ideal é que a locação e gabarito sejam checados por duas equipes diferentes, sendo uma delas, preferencialmente, vinda de outra obra.
Autodoc em Campo
A série Autodoc em Campo é uma coleção de vídeos-treinamentos disponibilizada gratuitamente no canal da Universidade Ambar, um ecossistema de conteúdo acadêmico-corporativo focado na produtização, industrialização e digitalização da construção civil.
Os vídeos são filmados com profissionais reais, em obras de construtoras parceiras que são referências no mercado pela adoção das melhores práticas.
Em cada episódio é possível aprender mais sobre a execução dos processos construtivos mais importantes em uma obra, de forma leve e descontraída. Aproveite e compartilhe agora mesmo esse conteúdo com os trabalhadores do seu canteiro. Com a disseminação de boas práticas de execução, todos só têm a ganhar!