Ter um software para gestão de obras é um meio que a construção civil encontrou para contornar problemas tão antigos, quanto graves, como baixa produtividade, excesso de retrabalho, falta de eficiência e descontrole sobre prazos, qualidade e custos.
Uma das principais dores a serem solucionadas pelas novas ferramentas digitais é a falta de integração. Afinal, sem interligar todas as etapas do processo e ter à mão informações confiáveis sobre o andamento das atividades, fica difícil trabalhar com fluidez e transparência, evitar atrasos e desperdícios.
As ferramentas de gestão de obras tornam-se ainda mais relevantes quando se percebe que 35% do tempo dos profissionais de construção é gasto em atividades não produtivas. O número, revelado em pesquisa da Autodesk, refere-se ao tempo perdido com busca por informações, gerenciamento de conflitos e resolução de erros e retrabalhos.
Quais são as funcionalidades essenciais em um software de gestão de obras?
Com a multiplicação das startups, o mercado passou a oferec uma ampla variedade de softwares para gestão de obras, inclusive em versões grátis.
Por um lado, esse movimento é bem-vindo, porque o mercado da construção carece muito de digitalização. Por outro lado, requer das construtoras mais atenção para identificar a tecnologia mais segura e confiável para as suas necessidades.
A ideia é evitar investir em soluções que não proporcionem o retorno esperado, o famoso barato que sai caro.
Passos para escolher um software de gestão de obras
Um dos primeiros passos em um processo de escolha de uma solução tecnológica é a análise de funcionalidades e recursos oferecidos. O ideal é contar com uma plataforma que ofereça gestão integrada da obra de ponta a ponta, contemplando planejamento, orçamento e gerenciamento digital da execução da obra.
Indo além da comparação simplista de preço de licença, vale conferir se a:
- solução pode se conectar com outros softwares/aplicativos utilizados pela companhia;
- plataforma é modular e oferece a possibilidade de se ajustar às necessidades da empresa;
- qualidade do suporte técnico oferecido pelo fornecedor de tecnologia é a esperada;
- plataforma é especializada em construção civil ou é generalista.
Em especial com relação à escolha do fornecedor, uma prática recomendada é checar a reputação da empresa perante o mercado, o histórico de clientes atendidos e o tempo de atividade.
Para a segurança do contratante, também é fundamental garantir que o fornecedor de tecnologia esteja em conformidade com todos os requisitos legais. Um ponto especialmente sensível quando falamos em plataformas digitais é a segurança de dados, ainda mais com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
O software para gestão de obras da Autodoc
O software para gestão de obras da Autodoc permite gerenciar tudo em em um único ambiente, funcionando como um hub central que conecta equipes, fornecedores e projetistas, e que integra todos os dados da obra.
Oferecida via assinatura mensal (SaaS), a solução permite:
- gestão em tempo real e integrada de todas as obras;
- acessar e visualizar arquivos no formato PDF, BIM e outros;
- facilidade de comunicação entre o escritório e a obra;
- controle total do seu canteiro de obras.
Construtoras como Cyrela, ForCasa, RPS Engenharia, entre outras, têm obtido economias importantes com a adoção dessa tecnologia.
Para saber mais sobre os recursos da Autodoc Plataforma, agende uma demonstração e conheça todas as vantagens em digitalizar o canteiro de obras para operar com mais eficiência e agilidade, do projeto à finalização da obra.
Leia também
5 tecnologias para elevar a produtividade nos canteiros de obras em 2022
Em constante evolução, apps levam a gestão da construção para a palma das mãos