O ano de 2025 deve trazer uma série de desafios para o setor da construção civil e para o mercado imobiliário. Uma análise recente do cenário econômico e setorial mostra que as empresas serão cada vez mais exigidas por soluções que agreguem eficiência, segurança e economia, reduzindo burocracias e com maior integração de dados. Esse contexto oferece às organizações ainda mais motivos para avançar na digitalização na construção e, ainda mais, o apoio de ferramentas inteligentes, construtoras e incorporadoras tendem a estar mais preparadas para superar obstáculos, minimizar riscos e garantir um crescimento sustentável.
Você verá neste artigo:
- O que esperar de 2025?
- Como aproveitar a digitalização para ser mais competitivo?
- Por que promover a digitalização na construção civil?
- Alguns exemplos de ganhos obtidos com a digitalização na construção
- Digitalização na construção: 4 dicas para implantação bem-sucedida
O que esperar de 2025?
A princípio, entre os obstáculos a serem superados pela construção civil, destaca-se a taxa de juros em elevação, acompanhando a alta da inflação. Há, também, a escassez de mão de obra qualificada, assim como o custo e a disponibilidade de crédito, especialmente para o segmento de média e alta renda.
Por outro lado, há oportunidades, sobretudo no mercado de habitação de interesse social, impulsionado pelo programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Pesquisa realizada pela CBIC/Brain em 221 cidades brasileiras apontou que até o terceiro trimestre de 2024, os lançamentos nacionais cresceram 17,4% em comparação a 2023. Nesse período, as vendas do MCMV cresceram 43,6%. Conforme a pesquisa, os lançamentos relacionados ao programa já representam 50% do total realizado no ano.
Esses números são mais aprofundados neste artigo de Ana Maria Castelo e Iuri Viana, ambos da FGV/IBRE (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).
Como aproveitar a digitalização para ser mais competitivo?
Diante desse cenário, a digitalização na construção se sobressai como alternativa para auxiliar as organizações a terem mais resiliência para operar em um contexto desafiador. Sobretudo em uma atividade que envolve muitos riscos e costuma operar com margens enxutas, avançar na adoção de novas tecnologias e softwares é uma questão de sobrevivência.
As empresas do setor têm buscado melhorar seus resultados com o apoio de tecnologias digitais, ainda que gradativamente. O estudo “Panorama do estágio de adesão das empresas incorporadoras e construtoras à transformação digital, sustentabilidade e industrialização” realizado pela Brain em parceria com o CTE, mostrou que a digitalização dos canteiros de obras vem evoluindo no Brasil muito em função de tecnologias como BIM (Building Information Modeling), drones e softwares (SaaS). O trabalho contou com uma amostragem de 203 empresas, na maior parte delas atuantes nos segmentos de incorporação de empreendimentos imobiliários e construção de edifícios.
Contudo, a pesquisa CTE/Brain mostrou que os softwares para gestão e assinatura digital de contratos já são utilizados por 78% das empresas entrevistadas. Outro dado interessante é o uso de softwares para planejamento e controle de obras, presente em 61% das companhias que participaram da pesquisa.
Por que promover a digitalização na construção civil?
A digitalização na construção civil envolve tanto a adoção de tecnologias, quanto a implementação de processos digitais para otimizar todas as etapas do ciclo de vida de uma edificação, desde o planejamento e o desenvolvimento de projeto até a entrega final do mesmo. Estamos falando, portanto, de um conjunto diverso de softwares, bem como de soluções como BIM, realidade aumentada, drones e sensores conectados à Internet.
Nesse sentido, a digitalização pode agregar uma série de benefícios para as empresas, entre eles:
- Aumento da produtividade e da capacidade de controlar a qualidade, o cronograma e os custos.
- Acesso a dados concretos e análises detalhadas, auxiliando os gestores a identificar gargalos com antecedência e a tomar decisões mais embasadas.
- Redução de retrabalhos e de custos operacionais.
- Maior segurança e minimização de riscos financeiros e jurídicos.
Alguns exemplos de ganhos obtidos com a digitalização na construção
Software para gestão de documentos
O uso de catracas com reconhecimento facial combinado ao software de gestão de documentos Autodoc GD4, vem gerando economias significativas para as empresas. Isso porque essa combinação permite a gestão ágil e transparente de documentos legais, fiscais e de Saúde e Segurança do Trabalho, reduzindo passivos trabalhistas.
Empresas como Tegra, Kallas e a Even são usuárias dessa solução. Assista neste vídeo como o sistema GD4 pode simplificar a rotina das construtoras
Gestão de obras digital
Oferecido via assinatura mensal, o Autodoc EVA permite o gerenciamento de obras em tempo real, de forma visual, simples e sequencial. Por isso, construtoras como Cyrela, ForCasa, RPS Engenharia, entre outras, têm obtido economias importantes com a adoção dessa tecnologia, que permite, entre outras funcionalidades, gerenciar múltiplos canteiros de obras, integrando o planejamento às inspeções de qualidade.
Gestão de projetos inteligente
Muito tempo e esforço podem ser perdidos em decorrência de falhas na gestão de documentos. Por isso, softwares como o Autodoc Projetos são tão populares. Trata-se de um software as a service para gestão de projetos e documentos, utilizado por construtoras, gerenciadoras, escritórios de arquitetura e proprietários de empreendimentos imobiliários. A solução proporciona informação integrada de forma que os diversos documentos e as principais comunicações fiquem concentradas em um único ambiente virtual. Empresas como a GP&D Consultoria e Projetos têm operado com mais eficiência com o apoio dessa solução.
Confira aqui o depoimento do sócio-diretor da GP&D, Alexandre Britez, sobre os benefícios conquistados com o uso desse software.
Digitalização na construção: 4 dicas para implantação bem-sucedida
- A implantação de tecnologias digitais não deve ser vista como um objetivo final, mas como uma ferramenta para se atingir alvos maiores.
- As empresas precisam identificar soluções aderentes ao seu modo de trabalho. Por isso, a implantação de tecnologias digitais deve começar com um trabalho de identificação de dores a serem solucionadas.
- Um fator de sucesso é o engajamento dos colaboradores. Contudo, é fundamental saber comunicar a importância dessas novas tecnologias para os colaboradores do canteiro.
- A tecnologia serve para simplificar a rotina dos profissionais. Nesse sentido, a experiência do usuário final e a integração entre as ferramentas são pontos que merecem atenção de todos os envolvidos, de desenvolvedores de tecnologias a gestores.
Desde 2003, a Autodoc desenvolve soluções tecnológicas e de TI para a cadeia da construção civil. Solicite agora mesmo uma demonstração para conhecer a plataforma digital mais completa para a construção civil.