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As construtoras e incorporadoras brasileiras já têm à sua disposição uma solução para controle de ponto específica para atender suas necessidades. Essas empresas passam a contar com uma tecnologia que eleva a produtividade ao automatizar tarefas relacionadas à gestão da jornada de trabalho, além de garantir maior segurança jurídica e redução de passivos trabalhistas.
A novidade é fruto de uma parceria entre a Autodoc, desenvolvedora de produtos digitais voltados para a construção civil, e a VR, marca de soluções essenciais para facilitar o dia a dia do trabalhador.
“A união tira proveito do que cada empresa tem de melhor. A Autodoc possui mais de vinte anos de experiência desenvolvendo soluções para resolver as dores de quem constrói. Já a VR possui uma solução de gestão de ponto muito bem-sucedida, comenta Felipe Canuso, Chief Product Officer da Autodoc.
Da parceria entre Autodoc e VR nasce uma solução robusta e sob medida para a construção civil. Toda a tecnologia para a coleta de ponto é realizada pela Autodoc. Já a gestão e o tratamento da informação são conduzidos pela VR, por meio de sua solução Pontomais.
O que é o controle de ponto?
O controle de ponto consiste no registro da jornada de trabalho dos colaboradores de uma empresa. Obrigatório para estabelecimentos com mais de vinte empregados, ele contempla a anotação de todos os horários que compõem um dia de trabalho, ou seja, entrada, início e fim de pausas/almoço, além da saída.
O registro confiável do ponto assegura os direitos, tanto do colaborador, quanto da empresa. No entanto, realizar a gestão eficaz desses registros ainda é um desafio para a maioria das empresas da construção civil. Não é difícil encontrar construtoras com centenas de colaboradores que ainda utilizam relógios de ponto analógicos e métodos arcaicos de controle e gestão. As anotações manuais, além de terem gestão complicada, abrem precedentes para processos trabalhistas, uma vez que são passíveis de erros operacionais, fraudes e adulterações.
Como funciona a solução de controle de ponto da Autodoc?
A gestão do ponto pelas construtoras é uma tarefa repleta de complexidades e peculiaridades. Por envolver um grande volume de mão de obra terceirizada, é comum a convivência de múltiplas pessoas jurídicas em um único canteiro de obras. Isso obriga as empresas a adotarem relógios de ponto diferentes para cada CNPJ.
Para superar essa dificuldade, a Autodoc desenvolveu um dispositivo de coleta único que pode ser utilizado tanto por funcionários próprios, quanto por terceirizados para o registro de ponto, simplificando drasticamente o processo.
Entre em contato com nossos especialistas para obter mais informações sobre as soluções que integram a Plataforma Autodoc para gestão da força de trabalho.
Mas não é só isso. Alinhado com a nova portaria 671/2021 do Ministério do Trabalho e Previdência, esse totem utiliza reconhecimento facial para a captura de dados, permitindo que em menos de dois segundos o trabalhador registre seu ponto, sem gerar filas nos momentos de fluxo mais intenso de entrada e saída. Com a biometria facial, a possibilidade de fraude é praticamente nula. O sistema funciona mesmo que alterações na aparência tenham sido registradas desde o cadastro do usuário, incluindo crescimento ou retirada de barba, mudanças no corte de cabelo, e uso de óculos ou capacete.
Outra particularidade do dispositivo de coleta da Autodoc é a possibilidade de impressão de recibos para comprovar a marcação do ponto.
Integração poderosa
Além desses recursos exclusivos, o Ponto Autodoc possui, ainda, outro diferencial importante: ele faz parte da Plataforma para Gestão da Força de Trabalho Autodoc, composta por duas soluções:
- Autodoc GD4, o robusto software para gestão de documentos legais e fiscais e,
- As catracas de acesso para controle físico de quem entra e sai do canteiro.
A possibilidade de explorar sinergias entre o controle de ponto, a gestão de documentos e o controle de acesso agrega valor ao negócio, auxiliando a gestão da força de trabalho de modo mais amplo.
“A empresa usuária do sistema GD4 não precisa cadastrar toda a sua base de colaboradores para ter acesso à solução de ponto eletrônico”, explica Canuso, reforçando que a integração em uma mesma jornada permite à empresa formatar arranjos que melhor lhe atendam.
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Graças a essa integração entre as soluções, o gestor é capaz de fazer o acompanhamento diário, comparando o registro de ponto e o acesso ao canteiro. Isso por si só já elimina um passivo trabalhista muito comum nas empresas, que ocorre quando o trabalhador bate o ponto em determinado horário, mas só deixa o local de trabalho efetivamente um tempo depois.
O desenvolvimento da solução de controle de ponto é parte de uma estratégia de expansão da Autodoc no pilar força de trabalho (workforce). Para isso, a empresa vem se baseando no conceito de plataforma, integrando soluções para prover os resultados mais efetivos para seus clientes durante toda a jornada construtiva.
“A ideia é oferecer vários recursos para que a construtora escolha aqueles que mais fazem sentido para a sua operação, mas sempre suportadas por soluções robustas, que assegurem confiabilidade e transparência no uso dos dados, eficiência e segurança jurídica”, comenta Ana Sestak, CEO da Autodoc.
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