5 dicas para iniciar a implantação da plataforma BIM - Autodoc

5 dicas para iniciar a implantação da plataforma BIM

Muitas empresas da indústria da construção têm encontrado no BIM (Building Information Modeling) um caminho para obter mais integração, produtividade e assertividade. Mas para colher todos os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar, o primeiro passo é ter uma implantação cuidadosa e estruturada.

Sair de um modelo 2D para um modelo tridimensional repleto de informações integradas requer uma mudança de paradigma e novos fluxos de trabalho. Tal transformação não é algo que se faça de um dia para o outro, ainda mais se considerarmos a falta da cultura de inovação, pesquisa e desenvolvimento das nossas empresas. Mas a tarefa tende a ficar mais fácil quando se combina boa tecnologia, definição clara de processos e pessoas qualificadas.

Sua empresa está interessada em iniciar essa jornada? Então confira as cinco dicas a seguir:

1) Invista em pessoas – A capacitação dos profissionais envolvidos e o nivelamento de conhecimentos sobre a nova tecnologia são chaves para o sucesso da implantação de um processo BIM. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de workshops técnicos e de planos de treinamentos. Vale lembrar que nem todos os membros de uma equipe precisam aprender a usar as mesmas ferramentas ou com o mesmo grau de profundidade.

Como o BIM pressupõe um ambiente colaborativo, além de domínio sobre os processos, um requisito importante aos profissionais envolvidos é a capacidade de relacionamento e trabalho em equipe.

Além disso, uma figura que merece destaque é o BIM Manager, profissional dedicado à condução do processo. Esse gestor pode ser alguém da empresa (sócio ou funcionário consolidado) ou ser contratado. Mas é fundamental que tenha boa capacidade de se comunicar e sólidos conhecimentos sobre os processos da empresa, e não apenas domínio operacional da tecnologia.

2) Defina objetivos acessíveis – Antes de iniciar a implantação da plataforma BIM é necessário fazer um mapeamento preciso do processo atual, através de um fluxograma das atividades desenvolvidas e seus respectivos responsáveis. A partir daí fica mais fácil alinhar necessidades e expectativas.

Muitas iniciativas fracassam por falta de definição da empresa sobre o que se quer com o BIM. Nesse ponto, para quem está iniciando, recomenda-se dar preferência à definição de um objetivo inicial simples, não perdendo de vista objetivos futuros mais complexos. Começando por uma pequena escala, é possível gerar confiança, aumentando gradativamente os recursos e a experiência.

3) Escolha uma ferramenta adequada às suas necessidades – Qual software de modelagem utilizar? Na hora de tomar essa decisão é importante priorizar a facilidade de uso, a curva de aprendizado e a escalabilidade.

Além de investimentos consideráveis, programas de modelagem tendem a consumir muita memória. Por isso mesmo, um cuidado importante é conferir os requisitos mínimos de hardware indicados pelo fornecedor do software.

4) Defina marcos intermediários – A depender do porte e das expectativas da empresa, implantar o BIM pode soar como uma tarefa monumental. Não à toa, uma dica de muitos consultores da área é dividir as tarefas iniciais e estabelecer marcos para apoiar a organização. No decorrer do processo, o alcance desses marcos ajuda a manter o engajamento dos profissionais até chegar ao objetivo final.

5) Realize um projeto piloto – Uma etapa crítica no processo de implantação do BIM é a elaboração de um projeto beta que precisa estar alinhado ao perfil dos projetos desenvolvidos na empresa. Esse trabalho deve servir como ponto de partida para gerar conteúdo, fluxos e detectar pontos de melhoria antes de generalizar o uso da metodologia nos demais projetos.

Ao longo deste post você viu que implantar a plataforma BIM nas empresas é um processo que deve estar apoiado em um tripé composto por pessoas, processos e tecnologia. Conte-nos, este conteúdo foi útil para você? Não deixe de compartilhar suas impressões conosco no espaço de comentários.

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Até a próxima!

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Juliana Nakamura

Jornalista (PUC-SP) pós-graduada em Mídias Digitais (FMU). Com mais de vinte anos de experiência, colaborou com uma série de veículos de comunicação, tanto na grande imprensa, quanto em mídia especializada. Produtora de conteúdo, é especializada na cobertura de temas relacionados à construção civil, mercado imobiliário e arquitetura/urbanismo. Colabora com a Autodoc desde 2020, escrevendo textos para o blog e conteúdos ricos.

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