Profissional que atua como facilitador e promotor da cultura de segurança nos canteiros de obras, o técnico em segurança do trabalho é uma figura primordial para o sucesso dessas ações na construção civil. Sua atuação consistente é responsável pela prevenção de acidentes e doenças em obras de edificações e de infraestrutura, atividades que implicam uma série de riscos à saúde dos trabalhadores. Só no Brasil, segundo o último Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho da Fundacentro, foram mais de 10.500 ocorrências registradas somente em 2021. A boa notícia é que os indicadores têm melhorado na última década.
O artigo de hoje jogará luz sobre esse profissional tão fundamental para garantir canteiros de obras mais seguros e sadios. Continue conosco:
Quem é o técnico em segurança do trabalho e qual é a sua importância?
O técnico de segurança do trabalho é um profissional com formação de nível médio e regulamentada pela Lei n° 7.410, de 27 de novembro de 1985, com atribuições definidas pela Portaria n° 3.275, de 21 de setembro de 1989. O exercício da profissão de Técnico de Segurança do Trabalho é permitido, exclusivamente, ao portador de:
- Certificado de Conclusão de curso de Técnico de Segurança do Trabalho, ministrado no País em estabelecimentos de ensino de 2º grau;
- Certificado de Conclusão de curso de Supervisor de Segurança do Trabalho, realizado em caráter prioritário pelo Ministério do Trabalho;
- Registro de Supervisor de Segurança do Trabalho, expedido pelo Ministério do Trabalho, até a data fixada na regulamentação da Lei 7.410.
Quais são as atribuições do técnico em segurança do trabalho?
A rotina de um técnico em segurança do trabalho é voltada a dois objetivos principais: reduzir as ocorrências de acidentes e promover saúde e a segurança no ambiente de trabalho. As principais responsabilidades deste profissional incluem:
- Identificação de riscos por meio de inspeções e avaliações de riscos nos locais de trabalho, identificando potenciais perigos e determinando medidas preventivas.
- Elaboração de normas e procedimentos internos. O profissional deve desenvolver, implementar e monitorar políticas, normas e procedimentos de segurança, garantindo que eles estejam alinhados com as regulamentações e normas vigentes.
- Treinamento e capacitação. O técnico em segurança do trabalho deve conduzir treinamentos e palestras sobre segurança do trabalho para os colaboradores, promovendo a conscientização sobre práticas seguras e uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
- Investigação de acidentes. A rotina de um técnico em segurança do trabalho inclui, ainda, a análise de acidentes e incidentes de trabalho para identificar causas, propor melhorias e evitar recorrências, além de realizar relatórios detalhados.
- Promoção da saúde e incentivo à práticas que melhorem a qualidade de vida dos colaboradores.
- Consultoria e suporte. É atribuição do profissional prestar suporte técnico a líderes e colaboradores em questões relacionadas à segurança do trabalho.
- Cumprimento legal. Outra responsabilidade do técnico é garantir que a empresa esteja em conformidade com as normas regulamentadoras (NRs) e legislações pertinentes, evitando multas e penalidades.
- Avaliação de EPIs. Há, ainda, a necessidade de selecionar e avaliar a eficácia dos equipamentos de proteção individual, assegurando que todos os trabalhadores tenham acesso e utilizem corretamente.
O que faz parte da rotina de um técnico em segurança do trabalho?
A rotina de um técnico de segurança do trabalho pode variar bastante dependendo, principalmente, da estrutura da empresa em que ele atua.
No entanto, algumas atividades são comuns a essa profissão, como a realização de inspeções de segurança, a elaboração de relatórios e a promoção de encontros e treinamentos junto aos trabalhadores.
A realização do DDS (Diálogo Diário de Segurança) é uma tarefa que costuma ser desempenhada por técnicos em segurança do trabalho, embora não precise, necessariamente, ser feita por esse profissional.
O dia a dia de um técnico em segurança do trabalho inclui, ainda:
- Analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador, propondo sua eliminação ou seu controle;
- Executar programas de prevenção com a participação dos trabalhadores, acompanhando e avaliando seus resultados;
- Orientar as atividades desenvolvidas por empresas contratadas, quanto aos procedimentos de segurança e higiene do trabalho previstos na legislação ou constantes em contratos de prestação de serviço;
- Colaborar com os setores responsáveis pelos recursos humanos;
- Participar de seminários, treinamento, congressos e cursos visando o intercâmbio e o aperfeiçoamento profissional.
5 habilidades que facilitam a rotina de um técnico em segurança do trabalho
Ter bom relacionamento interpessoal
Para conseguir efetividade em sua atuação, o técnico em segurança no trabalho não trabalha sozinho. Daí a importância desse profissional ser capaz de trabalhar colaborativamente com diferentes setores da empresa, especialmente Recursos Humanos e Engenharia.
Boa comunicação
Uma vez que a rotina de um técnico em segurança do trabalho exige interação com múltiplos agentes – de engenheiros e trabalhadores a gestores e profissionais de RH –, uma das chaves para o sucesso para esse profissional é ter uma comunicação clara e assertiva com todos os seus interlocutores.
Proatividade
O técnico em segurança do trabalho não pode ter um perfil passivo. É fundamental que ele tenha proatividade para identificar problemas e implementar melhorias antes que ocorram acidentes ou incidentes.
Atualização profissional constante
Essa inquietude também deve se estender para a gestão do conhecimento. As práticas de segurança do trabalho evoluem constantemente. O profissional que quiser se manter relevante precisa se atualizar sobre mudanças nos âmbitos da regulamentação trabalhista, das obrigações legais e das transformações tecnológicas.
Conhecimento em tecnologias digitais
A digitalização dos canteiros de obras tem se mostrado vital também para melhorar a saúde e a segurança no trabalho. O técnico em segurança do trabalho precisa estar atento às inovações que surgem a todo momento e que podem auxiliá-lo a desempenhar seu papel com mais produtividade e efetividade.
Tecnologias que agilizam a rotina de um técnico em segurança do trabalho
O avanço tecnológico viabilizou o desenvolvimento de uma série de soluções para apoiar a gestão de Saúde e Segurança no Trabalho. Um exemplo é o software Autodoc GD4. Quando combinado a catracas de acesso, esse sistema permite a gestão ágil e transparente de documentos legais, fiscais e de Saúde e Segurança do Trabalho. O Autodoc GD4 tem auxiliado construtoras e incorporadoras no gerenciamento de uma enorme quantidade de documentos obrigatórios relacionados à força de trabalho.
Assista neste vídeo como o sistema GD4 pode simplificar a rotina das construtoras
“Incorporar novas tecnologias ao controle de acesso e de documentos nos canteiros é imprescindível nos dias atuais. Não estamos falando de um aplicativo da moda, mas de uma ferramenta fundamental para garantir segurança global, tanto de documentação, quanto de pessoas”, disse David Fratel, diretor-executivo do Grupo Kallas em live promovida pela Autodoc para debater o gerenciamento da força de trabalho e as inovações nos canteiros de obras. Para acompanhar o evento na íntegra, basta acessar o canal da Autodoc no YouTube.