A gestão de projetos é uma disciplina que tem como principal objetivo garantir a conclusão de um projeto segundo critérios preestabelecidos de prazo, custo, qualidade e riscos. Ter um software de gestão de projetos na construção civil ajud a superar alguns desafios, como a grande suscetibilidade a imprevistos, a interdependência entre as tarefas e a pressão por respostas rápidas.
Nesse contexto, é clara a importância dos softwares de gestão de projetos para o sucesso das empresas. Mas, diante de uma oferta cada vez mais diversa de soluções digitais, como identificar a mais adequada, aquela realmente capaz de adicionar produtividade e fluidez aos fluxos de trabalho?
A seguir jogamos um pouco de luz sobre esse tema, elencando os pontos a serem observados na hora de selecionar uma ferramenta de gestão de projetos. Confira.
5 dicas para contratar o software de gestão de projetos ideal
1. Mapeie as necessidades de sua empresa
Antes de comparar os diferentes softwares de gestão de projetos, é preciso conhecer as demandas e os objetivos da empresa, assim como o perfil dos usuários e a complexidade dos projetos.
Isso é importante para definir, por exemplo, quais recursos são indispensáveis, o espaço/modo ideal para armazenamento de arquivos, o limite de usuários, etc. Uma boa prática é considerar a opinião daqueles que utilizarão o software para garantir que todas as suas necessidades serão atendidas.
2. Priorize a hospedagem em nuvem
A cloud computing estimula o trabalho colaborativo, além de agregar mais produtividade e segurança. Com essa tecnologia, os projetos podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer momento.
Além disso, a nuvem oferece oportunidades para redução de custos, já que normalmente exige apenas o pagamento de uma assinatura mensal ou anual. Em contrapartida, o armazenamento local requer investimentos em licença, hardware de servidor, equipe de TI para suporte, além de implantações demoradas.
3. Procure um fornecedor de tecnologia robusto
Dê preferência a parceiros de confiança, que invistam em melhorar seu software de gestão de projetos constantemente. Mais do que comparar preços, analise os planos oferecidos e as funcionalidades.
Ainda que em um primeiro momento a opção seja por uma versão mais básica, no futuro a empresa pode precisar de um software mais completo.
Portanto, selecione um produto adequado às necessidades atuais de sua empresa, mas não perca de vista a possibilidade de realizar futuras expansões.
4. Confira a qualidade da assistência técnica
Um bom suporte técnico é aquele capaz de oferecer uma resposta ágil e efetiva a eventuais problemas de operação no software de gestão de projetos, de modo a não comprometer o andamento do projeto.
5. Não negligencie a segurança de dados
A proteção de dados deve estar sempre no centro dos processos de informação.
É altamente recomendável que contratantes e usuários de software de gestão de projetos questionem seus fornecedores, em especial, sobre o alinhamento dos produtos oferecidos à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Softwares de gestão de projetos genéricos x especialistas
Hoje é possível encontrar diversos software de gestão de projetos. Há desde sistemas produzidos no exterior (taxados em dólar e sujeitos às flutuações do câmbio) até os desenvolvidos no Brasil (comercializados em real).
Existem, também, softwares genéricos e os desenvolvidos para atender demandas específicas da construção civil, como os que compõem a Autodoc Plataforma e possibilitam a colaboração entre todos os envolvidos no projeto em tempo real. Uma vantagem dessa solução é possuir recursos mobile, permitindo a todos os usuários acesso à última versão dos projetos através de um smartphone ou tablet.
Agende uma demonstração e conheça mais a fundo as possibilidades dos softwares de gestão de projetos da Autodoc.