Impactante para a competitividade das empresas, a gestão de projetos envolve, de forma resumida, a coordenação eficaz de diversos recursos. O objetivo é garantir que a conclusão do projeto se dê em conformidade com critérios preestabelecidos de prazo, custo, qualidade e riscos.
Contudo, a imensa quantidade de variáveis capazes de interferir na realização de uma obra adiciona ainda mais complexidade à gestão de projetos na construção civil. Assim, os profissionais que estão à frente desta atividade precisam lidar com desafios, como a necessidade de minimizar imprevistos, a interdependência entre as tarefas e a pressão por respostas assertivas e rápidas. Como fazer isso?
O post de hoje lista algumas boas práticas para auxiliar neste processo. Confira a seguir.
O que fazer para vencer os desafios da gestão de projetos na construção civil
1.Defina um escopo claro e completo
A falta de definição e controle do escopo é um dos grandes problemas na gestão de projetos. O escopo funciona como um mapa, que deve deixar claro o que precisa ser feito, a que tempo e com qual custo. Portanto, precisa incluir elementos como orçamento, mapeamento de processos, cronograma e metas.
Para evitar problemas como o inchaço das atividades e a perda do controle dos requisitos, o plano de gerenciamento do escopo é fundamental.
2. Escolha uma boa metodologia para gestão de projetos
Há várias metodologias interessantes para melhorar os resultados e a administração dos recursos na construção civil. O PDCA e o Kanban são bastante conhecidos. Mas há muitos outros.
É importante que o gestor conheça esses recursos para uma escolha bem-sucedida, em função de suas necessidades e particularidades.
De modo geral, uma metodologia de gerenciamento de projetos deve garantir:
- nível recomendado de detalhes;
- técnicas padronizadas de planejamento;
- programação e controle;
- flexibilidade para eventuais melhorias;
- fácil entendimento e aplicação.
3. Busque uma comunicação efetiva
Boas práticas na construção civil em gestão de projetos, em especial o compartilhamento e alinhamento das informações, fazem com que as equipes se sintam mais engajadas. Nesse ponto, é importante realizar boas designações de liderança.
Também é recomendável dispor de ferramentas para avaliar como anda o desempenho do time e se a conclusão de tarefas acontece como o esperado.
A falta de comunicação é um dos principais motivos de falhas e conflitos na gestão de projetos. Por isso, vale dedicar atenção especial para garantir canais que facilitem o percurso da mensagem e a eliminação de ruídos.
4. Apoie-se em boa tecnologia
As modernas ferramentas podem automatizar diversas atividades de gestão de projetos, como orçamento e cronograma, análise de riscos e controle de insumos. Mais além, esses softwares agregam valor ao permitir o registro de todas as informações e fazer análises em busca de padrões e gargalos produtivos.
No mercado há variadas soluções, com diferentes objetivos, para apoiar a gestão de projetos em diferentes estágios. O MS Project, por exemplo, permite a construção do planejamento, o gerenciamento, a execução e o controle do projeto e das etapas construtivas da obra. As ferramentas de modelagem em BIM também colaboram ao viabilizar a integração no desenvolvimento de diferentes disciplinas de modo mais orgânico, reduzindo interferências.
Há, ainda, tecnologias como a Autodoc Plataforma, capazes de gerenciar projetos e garantir a colaboração entre todos os envolvidos em tempo real.
Entre as vantagens dessa solução está o fato de ser mobile, permitindo o acesso de todos os envolvidos à última versão dos projetos através de um smartphone ou tablet.
Portanto, uma forma de garantir uma gestão de projetos eficiente, com controles adequados sobre riscos, comunicação fluída e envolvimento das equipes é ter uma solução como a Autodoc Plataforma. Agende uma demonstração.