Na rota de transformação das construtoras no Brasil, a digitalização dos canteiros de obras é uma estratégia que vem sendo cada vez mais explorada para elevar a produtividade das equipes, reduzir custos e adicionar agilidade à tomada de decisão.
Trata-se de um salto evolutivo para nossas empresas, já que, durante muito tempo, os canteiros de obras foram tratados como áreas de produção improvisadas, com condições de trabalho precárias.
É verdade que ainda é possível encontrar canteiros que operam dessa maneira. Mas é crescente o entendimento de que os locais que produzem edificações precisam atender a padrões mínimos de qualidade e segurança, além de respeitar as normas vigentes.
Mas por onde começar? Quais são as tecnologias capazes de acelerar a digitalização nos canteiros de obras? Este artigo busca responder essas questões. Vamos lá?
Você verá neste artigo:
- Por que investir na digitalização dos canteiros de obras?
- Quais soluções têm proporcionado um choque de eficiência nos canteiros?
Por que investir na digitalização dos canteiros de obras?
Há muitos motivos que justificam a introdução de soluções digitais nos canteiros. Os principais são:
- Aumentar a eficiência, ao permitir melhor gestão de recursos
- Melhorar a comunicação
- Monitorar processos em tempo real
- Adicionar precisão ao planejamento
- Elevar a segurança no canteiro
- Melhorar a segurança jurídica, a organização de documentos e a comprovação de evidências
- Sustentabilidade, redução de desperdício de materiais e energia
- Acessar tecnologias emergentes, como Internet das Coisas, realidade virtual e inteligência artificial.
- Tomar decisões com mais precisão e agilidade, com base em análise de dados.
Quais soluções têm proporcionado um choque de eficiência nos canteiros?a centralizar documentos relacionados à qualidade
É possível citar ao menos seis soluções inovadoras, aderentes à realidade das obras, desenvolvidas para aumentar a produtividade e a eficiência nos canteiros. Entre elas:
1. Plataformas de gestão de projetos
A gestão de projetos é especialmente crítica na construção civil. Afinal, é preciso sincronizar recursos, pessoas e processos bastante dinâmicos, além de atender a prazos e a padrões de qualidade pré-estabelecidos.
Soluções como o Autodoc Projetos auxiliam as empresas a lidarem com esses desafios. Disponível na modalidade Software as a Service (SaaS), o sistema de gestão e colaboração proporciona informação integrada de forma que documentos e comunicações fiquem concentradas em um único ambiente virtual.
2. Software para centralizar documentos relacionados à qualidade
Para entregar produtos que alcancem a satisfação do cliente, as construtoras devem implantar e operar com consistência um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Isso exige muita informação documentada — incluindo manuais, laudos de ensaios e relatórios de auditorias — que precisa ser constantemente atualizada e facilmente disponibilizada. Sistemas como o Autodoc Qualidade facilitam a organização desses documentos em nuvem e colaboram para a gestão de não conformidades e de treinamentos.
3. Controle de acesso inteligente e integrado
As catracas inteligentes têm se destacado por adicionarem eficiência e segurança aos canteiros. Isso se deve às múltiplas funcionalidades que esses equipamentos podem incorporar, especialmente quando são embarcadas tecnologias como Big Data e Internet das Coisas (IoT).
Integrados às catracas, softwares como o Autodoc GD4 realizam a gestão de documentos legais e fiscais, adicionando funcionalidades extras ao controle de acesso. A solução permite avaliar se o colaborador possui a documentação necessária antes que ele entre no canteiro. Ela também pode notificar o departamento encarregado sempre que um documento estiver prestes a expirar, oferecendo maior controle sobre toda a documentação legal e fiscal de obras, fornecedores e colaboradores. Neste vídeo, o engenheiro Alexandre Britez mostra o sistema GD4 funciona na prática.
4. Registros de inspeção digitais na palma da mão
O preenchimento de fichas de verificação de serviços (FVS) é uma rotina que faz parte do processo de controle de qualidade. Há empresas que ainda utilizam formulários em papel para realizar esse controle. No entanto, a tendência aponta para a substituição pelas FVS eletrônicas, preenchidas diretamente em tablets ou smartphones.
A digitalização proporcionada por sistemas como o Autodoc FVS, garante menor risco de perda de informações e confere agilidade. Além disso, permite consolidar os dados em indicadores, gráficos e relatórios de alto valor para suporte à tomada de decisões.
5. Diário de obras digital
O Relatório Diário de Obra é um documento que registra diariamente todas as ocorrências e atividades que impactam o andamento dos trabalhos ao longo de toda etapa de execução. Até pouco tempo, esse processo acontecia apenas com registros em papel ou em planilhas de Excel. Mas acompanhando o movimento de digitalização da construção civil, surgiu o diário de obras digital. Além de ser um repositório de informações, soluções como o Autodoc Diário de Obras permitiram transformar o RDO em uma ferramenta de business intelligence, que produz informações para apoiar a tomada de decisão.
6. Controle de ponto eletrônico
O controle de ponto consiste no registro rotineiro de todos os horários que compõem a jornada de trabalho, geralmente o momento de entrada, início e fim de pausas/almoço e a hora da saída.
Além de ser uma exigência legal, essa anotação é realizada para assegurar os direitos, tanto do colaborador quanto da empresa, além de ser uma ferramenta de gestão, que garante mais assertividade no cálculo de pagamentos e de horas extras.
A digitalização também chegou nessa área, com sistemas que permitem o controle de jornada em tempo real combinando acurácia, transparência nos dados e automatização nos processos. Dessa forma, assim que o colaborador realiza o seu registro de ponto em um coletor digital integrado a um software especializado, os dados são automaticamente armazenados e organizados na nuvem, facilitando a consulta por todas as partes envolvidas. A Autodoc se uniu à VR para desenvolver uma solução de controle de ponto eletrônica sob medida para as demandas das construtoras. Contamos mais detalhes neste artigo.
O que vimos sobre a digitalização dos canteiros de obras?
Como você pode perceber, há múltiplas tecnologias capazes de levar os canteiros de obras a um novo patamar de eficiência.
Para saber mais sobre as soluções citadas neste artigo, não deixe de entrar em contato com a equipe da Autodoc. Ajudamos construtoras e incorporadoras a operarem com mais eficiência e agilidade por meio de soluções tecnológicas presentes durante toda a jornada construtiva, do projeto à finalização da obra.