Open BIM é chave para garantir colaboração e interoperabilidade - Autodoc

Open BIM é chave para garantir colaboração e interoperabilidade

Open BIM é chave para garantir colaboração e interoperabilidade

Você já sabe que o BIM (Building Information Modeling) consiste em um conjunto de tecnologias e processos para integrar arquitetos, engenheiros e construtores na elaboração de um modelo digital preciso, com uma base de dados e informações para apoiar diferentes etapas do ciclo de vida da edificação. Para garantir fluxos de trabalho compatíveis com tal grau de interação, o Open BIM, tema do post de hoje, é fundamental. Continue conosco para saber mais sobre esse assunto tão relevante para o sucesso da modelagem da informação:

O que é o Open BIM?

De forma simplificada, o termo Open BIM refere-se à possibilidade de trabalhar em equipe, mesmo quando os profissionais envolvidos utilizam softwares de fabricantes e com extensões de arquivos diferentes. 

Trata-se de uma iniciativa da organização sem fins lucrativos buildingSMART e de vários fornecedores para garantir a interoperabilidade entre os múltiplos sistemas BIM. Vale lembrar que não há no mundo uma empresa com nível de especialização em todas as áreas e usos requisitados pela modelagem da informação.

De acordo com a buildingSMART, são princípios do Open BIM:

  1. Interoperabilidade;
  2. Prioridade aos padrões abertos e neutros;
  3. Parâmetros de qualidade independentes para garantir a confiança nas trocas de dados;
  4. Fluxos de trabalho de colaboração não limitados por processos proprietários ou formatos de dados.

O formato IFC

Sempre que falamos em modelo aberto, é inevitável não citar o padrão IFC (Industry Foundation Class). Abordado pela norma ISO 16.739, essa extensão de arquivo permite compartilhar e trocar dados BIM entre diferentes softwares, garantindo fluxos de trabalho compatíveis e com uma linguagem em comum.

O padrão IFC é bastante extenso e complexo em função da possibilidade de existirem múltiplas alternativas de modelagem para um mesmo objeto.

Atualmente os softwares BIM mais utilizados pelo mercado permitem a exportação de arquivos de dados com formato aberto. Solução específica para colaboração de projetos, o Autodoc Projetos 4 BIM também se encaixa nessa categoria de sistemas por possuir visualizador de IFC, entre outros recursos.

Por que o Open BIM é tão importante?

Além de gerar economia e eficiência, o Open BIM melhora a acessibilidade, a usabilidade e o gerenciamento dos dados digitais. Ele favorece fluxos de trabalho colaborativos e garante às empresas — construtoras, escritórios de projeto, gerenciadoras etc. — flexibilidade para escolher a tecnologia mais conveniente às suas demandas.

Há, também, uma questão de longevidade dos arquivos. Ao garantir compatibilidade perene, o Open BIM evita que o desenvolvimento de novas versões dos softwares torne os formatos dos arquivos obsoletos e cause a invalidação de dados.

Por fim, mas não menos importante, o Open BIM agrega transparência aos processos. Afinal, graças a ele, informações e características do projeto passam a estar acessíveis a todos os envolvidos.

Segundo dados da Allied Market Research, o mercado de BIM deve crescer globalmente a taxas superiores a 15% até 2027. Para que essa evolução aconteça e haja, de fato, uma democratização da modelagem da informação, o formato aberto é imprescindível. 

O Autodoc apoia o Open BIM por entender que a interoperabilidade, o desenvolvimento de padrões abertos e o acesso não-proprietário são fatores críticos para o sucesso do BIM e, consequentemente, para a eficiência de toda a cadeia da construção.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe suas impressões no espaço de comentários. 

Até a próxima!

Leia Também: 


Picture of Juliana Nakamura

Juliana Nakamura

Jornalista (PUC-SP) pós-graduada em Mídias Digitais (FMU). Com mais de vinte anos de experiência, colaborou com uma série de veículos de comunicação, tanto na grande imprensa, quanto em mídia especializada. Produtora de conteúdo, é especializada na cobertura de temas relacionados à construção civil, mercado imobiliário e arquitetura/urbanismo. Colabora com a Autodoc desde 2020, escrevendo textos para o blog e conteúdos ricos.

CONFIRA NESTE ARTIGO

Sumário

Gerencie toda a jornada construtiva com soluções simples e práticas

Conheça os softwares e sistemas que têm mudado a construção civil.

LEIA TAMBÉM

Principais tipos de canteiro de obras

Por muito tempo os canteiros de obras foram vistos como áreas de produção improvisadas, com...

Como escolher software para construção civil

No dia a dia de quem constrói, uma dúvida muito comum envolve a busca pelo...

No rol de ferramentas que auxiliam no gerenciamento de custos na construção civil, a curva...

Atualize a forma como você elabora e organiza projetos na construção civil

Incorporadores, construtores, projetistas e empreiteiros podem contar com uma solução Autodoc para fazer do projeto a gestão de mão de obra na construção.

Fale conosco diretamente pelo WhatsApp!

Estamos disponíveis pelo WhatsApp. Escolha a opção que melhor se encaixa e vamos ajudá-lo!
icone vendas

Converse com Vendas

Estamos aqui para ajudar você a encontrar a solução perfeita para suas necessidades. Clique no botão abaixo para iniciar a conversa agora mesmo.

WhatsApp de Vendas

icone suporte

Converse com Suporte

Nossa equipe de suporte está pronta para ajudar a resolver qualquer problema ou responder suas perguntas. Clique no botão abaixo e vamos conversar!

WhatsApp de Suporte

Baixar e-book

Preencha o formulário abaixo com seus dados para fazer o download

Obrigado!

Seu formulário foi enviado com sucesso