Impressão 3D: como essa tecnologia se aplica na construção civil? - Autodoc

Impressão 3D: como essa tecnologia se aplica na construção civil?

A impressão 3D (ou manufatura aditiva) surgiu na década de 1980, sendo que a primeira impressora 3D completou 35 anos em 2019. O intuito inicial era de alavancar a produtividade da indústria, fabricando mais produtos, em menos tempo. Nos anos 2000, a impressão 3D se popularizou e tornou-se aplicável para diversos segmentos e práticas. Na construção civil, a aplicação da impressão 3D ainda é recente. Todas as informações você encontrará neste artigo.

Como funciona a impressão 3D?

Um objeto tridimensional é criado, tendo sua impressão feita camada por camada, sempre de baixo para cima, por meio da projeção digital do objeto. Para isso ocorrer, são depositadas diversas camadas do material a ser utilizado em uma base específica. O material varia conforme o modelo da impressora, podendo ser polímero, metal, borracha, dentre outros. O tempo que o objeto levará para ficar pronto depende de sua complexidade.

No caso de impressoras utilizadas especificamente para construção civil, os cartuchos serão na maioria das vezes de cimento (hoje também é possível empregar ligamentos de aço ou polímeros enriquecidos com fibras), e as impressoras serão gigantescas, podendo chegar ao tamanho de um guindaste. A utilização da impressão 3D para construção civil foge do padrão utilizado normalmente em construções, onde sempre é necessário forma, armação e concreto para colocar um projeto em prática.

É possível construir peças específicas, e até mesmo todo um prédio através da impressão 3D.

Aplicações da impressão 3D na construção civil

Construção de casas e prédios: já é possível construir toda uma edificação através de impressão 3D. Paredes são produzidas em fábricas e transportadas para obra, onde são acopladas.

Fabricação de moldes impressos: é possível materializar as ideias dos projetistas, criando moldes que transformem suas ideias em algo palpável.

Produção de componentes: componentes necessários para a obra podem ser fabricados através da impressão 3D.

Elaboração de protótipos e maquetes: são produzidos modelos de obras em escala reduzida, facilitando a apresentação do projeto, além da visualização e avaliação de cada detalhe por parte dos profissionais envolvidos. Hoje, com a impressão 3D, a elaboração de maquetes se tornou mais rápida e acessível .

Contribuição com o design de interior: designers de interiores podem criar objetos personalizados através de Impressão 3D.

As vantagens da impressão 3D na construção civil

Maior liberdade de criação: a impressora 3D oferece a possibilidade de se criar projetos com muito mais liberdade! Devido a flexibilidade do maquinário, é possível construir as mais diferentes formas em escala industrial, resultando em projetos singulares e personalizados. A evolução do BIM tem grande parte nisso também.

Promove a sustentabilidade: a utilização de materiais recicláveis se torna mais viável através da impressão 3D. Além disso, é utilizada uma menor quantidade de materiais, o que reduz a geração de resíduos. A prática da impressão 3D também provoca menos impacto no aquecimento global, comparado à construção tradicional.

Redução de tempo e custos: com a automatização de processos e redução da intervenção humana, tarefas são executadas em menos tempo e o custo com mão de obra é reduzido. Além disso, com a utilização da Impressora 3D torna-se mais fácil obter um controle em relação ao que se produz, diminuindo o desperdício de materiais. Logo, o custo de investimento na impressora 3D é compensado pela economia em que ela traz para todo o processo construtivo.

Maior controle e planejamento: por se tratar de um processo automatizado, é muito mais fácil prever com exatidão o tempo de produção. Além disso, é possível projetar com o conceito BIM, e ter um melhor controle sobre o que foi planejado.

Redução do déficit habitacional: o fato da impressão 3D viabilizar  a construção de moradias mais econômicas, favorece a redução do déficit habitacional.

Os maiores desafios para a implantação da impressão 3D no mercado nacional da construção

Cultura tradicional: de modo generalista, o segmento da construção civil ainda é bastante fiel a práticas tradicionais, o que dificulta a abertura de espaço para novas práticas.

Custo: apesar da Impressora 3D se mostrar econômica a médio/longo prazo, o seu custo de investimento é alto. Hoje, uma impressora 3D para construção civil pode custar entre 500 mil e 2 milhões de dólares.

Implementação: como qualquer tecnologia disruptiva em ascensão, a impressão 3D também encontra barreiras em sua implementação devido a fatores logísticos, estruturais, operacionais e de capacitação.

Questões burocráticas: inovações costumam esbarrar em questões burocráticas, uma vez que as regulamentações e sanções só costumam ser definidas algum tempo depois da tecnologia.

Cenário atual e perspectivas para a impressão 3D no Brasil

No cenário brasileiro, a impressão 3D encontra-se em fase de introdução, no entanto, possui um grande potencial de crescimento e difusão. Hoje, é utilizada majoritariamente para elaboração de protótipos e maquetes.

Acredita-se que em um futuro próximo, a impressora 3D estará sendo utilizada ainda mais incisivamente na construção civil. E não somente com tecnologia importada. Em 2016, estudantes de Engenharia da Universidade de Brasília, com apoio do Senai, ABCP, CBIC e Sinduscon-DF apresentaram o projeto da primeira impressora 3D do país que utiliza concreto como matéria-prima de impressão. O projeto está em desenvolvimento, e pode introduzir uma nova era da Impressão 3D no país.

A filosofia do Lean Thinking tem sido cada vez mais presente dentro do mercado. A ideia principal deste conceito é maximizar o valor entregue ao cliente, ao mesmo tempo em que minimiza custos, desperdícios e danos ambientais. A Construção tem buscado este conceito, por isso é esperado que cada vez mais as empresas se adaptem às novas tecnologias.

Picture of Juliana Nakamura

Juliana Nakamura

Jornalista (PUC-SP) pós-graduada em Mídias Digitais (FMU). Com mais de vinte anos de experiência, colaborou com uma série de veículos de comunicação, tanto na grande imprensa, quanto em mídia especializada. Produtora de conteúdo, é especializada na cobertura de temas relacionados à construção civil, mercado imobiliário e arquitetura/urbanismo. Colabora com a Autodoc desde 2020, escrevendo textos para o blog e conteúdos ricos.

CONFIRA NESTE ARTIGO

Sumário

Gerencie toda a jornada construtiva com soluções simples e práticas

Conheça os softwares e sistemas que têm mudado a construção civil.

LEIA TAMBÉM

Principais tipos de canteiro de obras

Por muito tempo os canteiros de obras foram vistos como áreas de produção improvisadas, com...

Como escolher software para construção civil

No dia a dia de quem constrói, uma dúvida muito comum envolve a busca pelo...

No rol de ferramentas que auxiliam no gerenciamento de custos na construção civil, a curva...

Atualize a forma como você elabora e organiza projetos na construção civil

Incorporadores, construtores, projetistas e empreiteiros podem contar com uma solução Autodoc para fazer do projeto a gestão de mão de obra na construção.

Fale conosco diretamente pelo WhatsApp!

Estamos disponíveis pelo WhatsApp. Escolha a opção que melhor se encaixa e vamos ajudá-lo!
icone vendas

Converse com Vendas

Estamos aqui para ajudar você a encontrar a solução perfeita para suas necessidades. Clique no botão abaixo para iniciar a conversa agora mesmo.

WhatsApp de Vendas

icone suporte

Converse com Suporte

Nossa equipe de suporte está pronta para ajudar a resolver qualquer problema ou responder suas perguntas. Clique no botão abaixo e vamos conversar!

WhatsApp de Suporte

Logo Black November

Aproveite a promoção para contratar nossos produtos Ponto Autodoc Fornecedores, Autodoc 4BIM e Autodoc Projetos + Construflow com 50% de desconto na mensalidade dos primeiros meses.

Válido até 30/11 – Apenas para novos contratos

blackfriday

Baixar e-book

Preencha o formulário abaixo com seus dados para fazer o download

Obrigado!

Seu formulário foi enviado com sucesso