O Ponto Autodoc é a nova solução para controle de ponto da Autodoc, criado para auxiliar as construtoras em uma das tarefas administrativas mais importantes nas empresas brasileiras.
Embora a marcação de ponto seja uma rotina aparentemente simples exigida pela legislação trabalhista para empresas com mais de vinte funcionários, seu acompanhamento exige atenção dos profissionais responsáveis pela gestão de pessoas.
Quem atua na construção civil sabe muito bem que o descuido com esses registros pode causar uma série de prejuízos: fraudes e adulterações, lentidão na coleta e dificuldade de gestão são algumas das dores bastante comuns nas construtoras brasileiras.
Foi, justamente, a necessidade de reduzir essas perdas que motivou a Autodoc a desenvolver o Ponto Autodoc , tema deste artigo. A seguir, você vai conhecer uma solução capaz de levar a gestão da força de trabalho a um novo patamar de eficiência, com transparência e segurança jurídica!
Você verá neste artigo:
- Qual é o preço que se paga por um controle de ponto ineficiente?
- Por que acontecem falhas na marcação de ponto?
- Ponto Autodoc como indutor de redução de custos
- Gestão de ponto em síntese
Qual é o preço que se paga por um controle de ponto ineficiente?
As empresas, de modo geral, estão expostas a uma série de fragilidades quando não utilizam uma solução de controle de ponto confiável. Estamos nos referindo a problemas que colocam em risco a sustentabilidade dos negócios. Entre eles, ações judiciais trabalhistas, aplicação de multas e o pagamento de horas-extras inesperadas. Já vimos construtoras com estouros de milhões no valor provisionado para custos com horas-extras, multas e autuações.
Isso acontece porque há uma série de dificuldades relacionadas à marcação de ponto. Vale destacar entre elas:
- Necessidade de gerenciar grande volume de documentos;
- Necessidade de garantir celeridade à marcação e ao fechamento do ponto;
- Garantir que os trabalhadores só iniciem sua jornada de trabalho com o devido registro de ponto realizado;
- Evitar a formação de passivos trabalhistas decorrentes de marcações imprecisas como, por exemplo, o arredondamento do horário de entrada e saída dos funcionários para facilitar o cálculo de horas trabalhadas;
- Garantir controle de ponto efetivo de terceiros e de fornecedores, com coleta de evidências que possam ser utilizadas em caso de eventuais disputas jurídicas e em auditorias;
- Assegurar precisão no cálculo e no pagamento de horas-extras e de horas noturnas.
Por que acontecem falhas na marcação de ponto?
Empresas que utilizam sistemas analógicos de anotação de ponto estão especialmente suscetíveis aos problemas listados acima. Mas não é só isso. Além da maior vulnerabilidade a erros operacionais, os controles manuais e mecânicos impõem retrabalhos, uma vez que, após a coleta, as informações ainda precisam ser agrupadas, organizadas e documentadas em uma planilha ou sistema.
Entre as construtoras brasileiras, ainda é muito comum o uso do relógio de ponto, equipamento que funciona com anotação em um cartão. Embora seja mais confiável do que o registro manual, esse modelo sofre com problemas de confiabilidade, estando sujeito a fraudes e a adulterações.
Uma solução para aumentar a acurácia e a confiabilidade da gestão de ponto é a marcação em dispositivo eletrônico. Para as empresas, esse método poupa tempo e esforço das equipes de recursos humanos, além de reduzir as chances de erros na folha de pagamento. O ponto eletrônico permite, ainda, uma gestão baseada em dados, tornando a empresa mais eficiente. Para o empregado, a marcação de forma eletrônica também é benéfica, uma vez que assegura que todos os horários de sua jornada sejam devidamente anotados.
Ponto Autodoc como indutor de redução de custos
Com mais de vinte anos de experiência desenvolvendo soluções para solucionar as dores de quem constrói, a Autodoc incorporou uma solução de ponto eletrônico em sua plataforma para Gestão da Força de Trabalho.
Desenvolvido para dar suporte direto aos gestores e ao time de pessoas, o Ponto Autodoc é integrável a outras duas soluções que fazem parte da plataforma Autodoc: o software para gestão de documentos legais e fiscais GD4 e as catracas de acesso para controle físico de quem entra e sai do canteiro.
“A possibilidade de explorar sinergias entre o registro de ponto, a gestão de documentos e o controle de acesso agrega muito valor ao negócio, auxiliando a gestão da força de trabalho de modo mais amplo e efetivo”, explica Felipe Canuso, Chief Product Officer da Autodoc. Essa integração poderosa elimina diversos riscos, bem como a ocorrência de falhas operacionais, diminuindo custos de forma geral.
Com o Ponto Autodoc, o colaborador realiza a marcação no horário exato de início e fim de suas atividades, assim como nos intervalos para almoço. Tudo isso de forma simples e ágil, com impressão de comprovante.
Para viabilizar a adesão desta tecnologia nos canteiros, a Autodoc criou um dispositivo de coleta único que pode ser utilizado tanto por funcionários próprios, quanto por terceirizados. O equipamento utiliza reconhecimento facial para a captura de dados, permitindo que em menos de dois segundos o trabalhador registre seu ponto, sem gerar filas nos momentos de fluxo mais intenso de entrada e saída da obra. Com a biometria facial, a possibilidade de fraude é praticamente nula.
Outro recurso interessante do Ponto Autodoc , que considera as particularidades que envolvem um canteiro de obras: caso não haja conexão com internet no momento do registro, os dados ficam armazenados no próprio dispositivo e são computados assim que a conexão for restabelecida.
Gestão de ponto em síntese
Dispor de uma solução confiável para a gestão de ponto é algo que vai muito além de uma obrigação legal. É, na verdade, uma decisão estratégica e inteligente. Primeiro porque permite que o empregador tenha uma gestão mais eficiente do banco de horas. Além disso, garante que a compensação das horas seja feita no intervalo legal de um ano, evitando a necessidade do pagamento pela jornada extraordinária realizada. Sem contar que a existência de registros confiáveis e precisos significa uma proteção para a empresa em caso de eventuais processos trabalhistas. Trata-se de uma tecnologia de fácil implantação, que se paga muito rapidamente, principalmente em função da redução de custos que proporciona.Quer conhecer mais sobre Ponto Autodoc e as demais soluções que compõem a Plataforma para Gestão de Força de Trabalho da Autodoc? Então, entre em contato com nossos especialistas!