SESMT: o que é, como dimensionar a equipe e como elevar a segurança em seus canteiros - Autodoc

SESMT: o que é, como dimensionar a equipe e como elevar a segurança em seus canteiros

Definição

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) é composto por uma equipe de profissionais especializados em saúde e segurança. Estes profissionais atuam em suas empresas para incentivar e implementar medidas que visam a saúde e a segurança dos colaboradores.

Este serviço é previsto no artigo 162 da CLT e foi regulamentado pela NR 04. O SESMT se tornou uma norma após um aumento no número de acidentes com trabalhadores, obrigando as empresas a terem serviços de pronto atendimento no caso de algum mal ocorrido. Além disso, o serviço é responsável por alertar os funcionários sobre novas doenças e promover ações para a prevenção de acidentes.

Origem

No filme Tempos Modernos (1936) do premiado cineasta Charles Chaplin, é retratada a rotina de trabalho nas fábricas durante a ascensão da indústria. A obra realiza uma crítica ao modelo de produção industrial da época, na qual as empresas visavam obter produtividade sem fornecer condições adequadas aos seus operários. Mas qual a ligação de Chaplin com a SESMT?

Durante a revolução industrial brasileira, ocorreu um significativo aumento no número de operários dentro das indústrias, entretanto, devido à precariedade das instalações no início da era industrial, era comum esses trabalhadores serem expostos a condições insalubres, sem equipamentos de segurança e realizando movimentos repetitivos durante longas jornadas de trabalho.

Essas más condições de trabalho passaram a gerar muitos acidentes e comprometer a saúde dos operários.

No Brasil, surgiu em 1919 a primeira legislação sobre acidentes trabalhistas, porém ela não incluía serviços de tratamento de doenças. Em 1943, surge então a CLT, que até hoje é o principal conjunto de leis trabalhistas no Brasil. Mesmo com a CLT, em 1972, o Brasil era campeão mundial em acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e sofria uma pressão externa da Organização Internacional do Trabalho para sair desta posição. Foi aí que surgiu o SESMT, como uma medida para a redução de acidentes trabalhistas e doenças.

Dimensionamento de equipe

A NR 4 determina que todas as empresas públicas e privadas, e órgãos públicos dos poderes Legislativo e Judiciário que possuem funcionários regidos pela CLT, devem manter uma equipe de SESMT.

Os integrantes da equipe devem ser contratados pela empresa para realizarem exclusivamente serviços relacionados à segurança e medicina do trabalho, ou seja, eles não podem realizar outras atividades em seu horário de trabalho.

Os cargos que podem compor o SESMT são: médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e técnico de segurança do trabalho.

Quais destes profissionais, e quantos deles serão necessários, são determinados de acordo com o ramo de atividade da empresa e a quantidade de funcionários que possui, conforme quadros I e II abaixo:

  • Quadro I: atribui um grau de risco a cada ramo de atividade, de 1 a 4, conforme tabela abaixo. Para consultar o quadro completo, clique aqui.

  • Quadro II: com base no grau de risco, é considerada a quantidade de empregados, e assim, determinada a equipe de SESMT, conforme tabela abaixo:

Funções do SESMT

  • Realizar atendimentos médicos
  • Implementar ações de prevenção a doenças, como campanhas de vacinação
  • Realizar inspeções no local de trabalho, para verificar se todos os equipamentos estão funcionando de forma correta
  • Determinar o uso dos EPI’S
  • Promover palestras sobre saúde e segurança no trabalho
  • Avaliar riscos ambientais
  • Executar ações que melhorem as condições de segurança no ambiente de trabalho
  • Planejamento de medidas preventivas de segurança

Como elevar a segurança em seus canteiros?

Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Brasil registrou cerca de 4,26 milhões de acidentes de trabalho de 2012 até agosto de 2018.

Como sabemos, tratando-se de segurança do trabalho, além de fazer, é preciso comprovar que foi feito. Por isso, é importante documentar todas as ações e ter registro de documentos que evidenciem.

Uma solução que contribui para a garantia da segurança dos seus trabalhadores é controlar toda a documentação legal e fiscal de obras e colaboradores, e o modo mais eficaz atualmente de se efetuar esse controle é via software – especialmente quando o software possui integração com a catraca de acesso ao canteiro de obras. Essa integração possibilita que a catraca identifique instantaneamente e bloqueie o acesso se for identificado que o colaborador possui pendências ou inconsistências em sua documentação.

Quer conhecer melhor essa solução que certamente contribuirá para elevar a segurança em seus canteiros ao próximo nível? Clique aqui.

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Juliana Nakamura

Jornalista (PUC-SP) pós-graduada em Mídias Digitais (FMU). Com mais de vinte anos de experiência, colaborou com uma série de veículos de comunicação, tanto na grande imprensa, quanto em mídia especializada. Produtora de conteúdo, é especializada na cobertura de temas relacionados à construção civil, mercado imobiliário e arquitetura/urbanismo. Colabora com a Autodoc desde 2020, escrevendo textos para o blog e conteúdos ricos.

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