O processo de transformação digital pelo qual as empresas da construção civil vêm passando é impulsionado, em grande parte, pelo desenvolvimento de aplicativos mobile. Na era dos smartphones, ter ferramentas úteis ao alcance das mãos é sinônimo de dinamismo, produtividade e assertividade na rotina profissional.
Que tal conhecer alguns aplicativos interessantes para os engenheiros? A seguir listamos seis ferramentas que executam funções das mais variadas. Há desde apps que funcionam como calculadoras a soluções que facilitam a gestão no canteiro de obra. Confira a seguir:
APP Autodoc Projetos
Com navegação intuitiva, o aplicativo leva a consulta de arquivos direto para os smartphones dos usuários, conferindo acesso rápido e seguro aos projetos. Com ele, o usuário acessa os projetos de onde estiver, sem precisar logar em um computador ou voltar para o escritório. O aplicativo da Autodoc conta com a função QR Code. Graças a ela, o usuário das plataformas Autodoc Projetos e Projetos 4BIM podem gerar QR Codes de partes do projeto, por exemplo, de um pavimento ou de uma disciplina. Uma vez colados em pontos estratégicos da obra, qualquer usuário autorizado pode consultar os arquivos por meio de seu smartphone. Disponível para Android e iOS.
Google Keep
Gratuito, o aplicativo é uma resposta à vida agitada e à necessidade de elevar a produtividade. Como um assistente virtual, o Google Keep permite organizar anotações, lembretes e tarefas diárias. Com ele, o usuário consegue guardar rapidamente insights e planos para lembrá-los posteriormente. Também é possível criar listas e gravar notas de voz. Outro recurso interessante é a possibilidade de salvar fotos além da integração com outros apps do Google. Disponível para Android, iOS e em versão web.
MSCalc
O MSCalc é voltado para cálculo de estruturas de concreto armado de acordo com a ABNT NBR 6118 revisada em 2014. Além de permitir o dimensionamento de lajes, vigas, pilares e fundações, o app gera relatórios de memória de cálculo em PDF. Multiplataforma, o MSCalc pode ser usado em desktop, laptop, tablet e celular. No modo lite (gratuito), é possível realizar o dimensionamento de estruturas pequenas. Já no modo profissional (pago), pode-se realizar o dimensionamento de estruturas de qualquer porte. Disponível para Android, iOS e Microsoft.
Engineering Unit Converter
Quando falamos em apps essenciais para engenheiros e arquitetos, não podemos deixar de citar uma solução para conversão de medidas. Nas principais lojas de aplicativos é possível encontrar várias opções. Uma das mais interessantes é o Engineering Unit Converter, que permite conversões rápidas entre sistemas métricos de todo o mundo. Disponível para Android e iOS.
Autodoc GD4 Obra
Recém-lançado pela Autodoc, o GD4 Obra é voltado para as construtoras usuárias da plataforma de gestão de documentos legais e fiscais GD4. Por meio desse app é possível ter uma ampla visão dos colaboradores e fornecedores que estão em cada canteiro. Mais além, o gestor tem acesso à informação precisa sobre os bloqueios realizados na catraca de acesso. Com isso, é possível atuar para prevenir bloqueios, bem como resolver pendências com mais agilidade. Disponível para Android e iOS.
Autodoc GD4 Fornecedores
O aplicativo foi criado para melhorar a experiência dos fornecedores contratados pelas construtoras que utilizam o sistema GD4. Com essa ferramenta, fica mais fácil e rápido identificar quais colaboradores possuem documentos vencidos e próximos ao vencimento. Funcionalidades como notificações de pendências em tempo real e upload direto dos documentos integram o app, simplificando ainda mais o gerenciamento da documentação dos colaboradores. Disponível para Android e iOS.
A Autodoc desenvolve produtos na modalidade Software as a Service (SaaS) desde 2013 para gerenciamento de projetos, gestão da qualidade, segurança, gestão de fornecedores e controle de acesso e gestão de planejamento e controle para a construção civil. Com mais de dois mil clientes e 350 mil usuários no Brasil e no exterior, a faz parte da Ambar, o sistema operacional da nova construção civil.
Leia também
Como melhorar a qualidade dos trabalhos nos canteiros de obras?