Os softwares de gestão de obras se tornaram, nos últimos anos, aliados de primeira ordem das empresas preocupadas com produtividade, eficiência e qualidade. Ao integrar todas as etapas que envolvem o processo de construção, essas ferramentas permitem que as atividades ocorram com fluidez, evitando retrabalhos e falhas de comunicação.
Em um contexto de elevação dos custos de construção, torna-se ainda mais imperativo recorrer a soluções que permitam às construtoras uma gestão integrada de ponta a ponta, contemplando planejamento, orçamento e gerenciamento da execução.
Não é mais possível gerenciar uma obra com eficiência sem o apoio da tecnologia. Para quem ainda não se convenceu disso, elencamos cinco razões para investir em um bom software de gestão de obras. Confira:
1. Elevar a produtividade
Um recurso valioso oferecido pelos softwares de gestão de obras é a visualização das atividades programadas de forma intuitiva, com informações de cronograma e status de execução. A programação das atividades torna-se mais ágil, transparente e controlável, permitindo, inclusive, atribuir metas com datas e responsáveis, estimulando a produtividade das equipes.
2. Melhorar a gestão da qualidade
Quando aderentes aos sistemas de gestão da qualidade da construtora, os softwares de gestão de obras colaboraram para que os serviços aconteçam em sinergia com as melhores práticas. Eles podem, por exemplo, incorporar módulos de verificação da qualidade (FVS), com apontamentos de não conformidades e reinspeções. As ferramentas podem, ainda, armazenar dados sobre não conformidades, permitindo gerar insights para a melhoria contínua.
3. Permitir a gestão à vista
Ao centralizar informações, as ferramentas de gestão de obras permitem criar uma linha do tempo visual sobre o desenvolvimento do projeto e compreender o que está dando certo e as oportunidades de melhoria no decorrer da obra. Elas também podem disponibilizar uma infinidade de indicadores, gerando dashboards interativos para apoiar a tomada de decisões ágeis.
4. Melhorar o controle e a interação com empreiteiros
Bons softwares de gestão de obras permitem gerir a medição e os contratos dos empreiteiros de forma integrada com os apontamentos de avanço físico, os controles de qualidade e os pagamentos. Plataformas completas, como o Autodoc Eva, vão ainda mais além ao disponibilizar um ranking global de fornecedores, permitindo ao gestor acompanhar o desempenho de cada fornecedor de mão de obra.
5. Garantir gestão eficiente da segurança no canteiro
Os softwares de gestão de obras também ajudam a elevar a segurança dos trabalhadores e reduzir riscos aos negócios. Eles permitem gerenciar documentos como os programas de gerenciamento de riscos e funcionam como um repositório de dados, oferecendo maior segurança jurídica ao permitir a inserção de evidências, como fotos e assinaturas digitais.
A Autodoc é parte da Ambar, o sistema operacional da nova construção civil. Ajudamos construtoras e incorporadoras a operar com mais eficiência e agilidade por meio de soluções tecnológicas presentes durante toda a jornada construtiva, do projeto à finalização da obra. Clique aqui para saber mais sobre o Autodoc Eva, oferecido via assinatura mensal (SaaS) e agende uma demonstração!
Leia também:
Como escolher um software para gestão de obras?
Como minimizar riscos em parcerias com startups? Confira algumas dicas